O Estadão, representante oficial do Cannes Lions no Brasil, anuncia atualizações nos prêmios de 2022 que incluem o lançamento do Creative B2B Lion, e renovações no Creative Commerce Lions e Media Lions.
Os prêmios, que a cada ano estabelecem a referência global em excelência criativa em comunicações de marca, estarão abertos para inscrições a partir de 20 de janeiro, com julgamento e premiação ocorrendo em Cannes em junho.
Leia também: Cannes Lions confirma edição presencial em 2022.
O recém-lançado Creative B2B Lion celebrará a criatividade e a eficácia revolucionárias nos trabalhos de produtos e serviços adquiridos por profissionais em nome das empresas.
Philip-Thomas, presidente do Lions, disse que esse é um Lion que estava há vários anos em formação. Ele acrescentou: “Começamos a discutir sobre um Lion que reconhece o trabalho B2B em 2013, mas sempre tentamos encontrar o momento certo para que nossos prêmios reflitam o setor e estejam de acordo com suas necessidades. Tendo visto um aumento no trabalho de B2B ganhando Lions, e com muitos na indústria acreditando que um Lion especializado nesta área irá elevar o nível criativo e elevar a disciplina, concluímos que agora é o momento de o B2B ter seu próprio destaque no estágio criativo global.”
O Creative B2B Lion foi desenvolvido com contribuições e pesquisas de especialistas do setor e é apoiado pelo B2B Institute, um Think Tank do LinkedIn e parceiro de pensamento estratégico.
Sobre o Lion, Jann Martin Schwarz, chefe global do Instituto B2B do LinkedIn, disse: “As empresas que fornecem produtos e serviços para profissionais estão entre as indústrias de crescimento mais rápido em todo o mundo. Há uma nova geração de players B2B que estão reescrevendo as regras de construção de marca B2B porque entendem que a eficácia é uma questão de trabalho. O lançamento de um Creative B2B Lion é uma iniciativa incrível que funcionará como um catalisador para a criatividade e eficácia. O LinkedIn e o Instituto B2B têm orgulho de apoiar esse novo benchmark e defender esses esforços.”
Outra atualização do Festival, o Creative Commerce Lions evoluiu para o Creative eCommerce Lions para celebrar a abordagem inovadora e criativa do comércio online e offline, soluções de pagamento e atividades transacionais.
Simon Cook, diretor-administrativo do Lions disse: “Ampliamos este Lion para refletir as diferentes áreas emergentes do comércio. Houve uma mudança notável no trabalho este ano, as inscrições relacionadas ao comércio aumentaram 18% e nossos júris identificaram tendências emergentes em torno do ‘comércio distribuído’, ‘comércio equitativo’ e a proliferação do comércio de forma mais geral. Evoluir o Commerce Lion é mantê-lo relevante e alinhado com um cenário em rápida mudança.”
Beth Ann Kaminkow, CEO global da VLMY & R Commerce e CEO da NY VMLY&R, foi anunciada como presidente do júri do Creative Commerce Lions.
“A visão do Cannes Lions sobre a categoria de comércio eletrônico reconhece o grande poder nos canais de comércio. O que costumava ser considerado abaixo da linha ou conhecido como funil inferior está rapidamente se tornando a próxima grande tela para criatividade e carreiras. Como todos os canais conflitam em torno de compras, e o online se funde com o offline, a criatividade no comércio agora é essencial para fornecer experiência ao consumidor, promessa de marca e envolvimento memorável. Estou realmente honrada em atuar como presidente do júri de Creative Commerce.”, afirma ela.
Além disso, o Media Lions teve uma mudança para refletir a evolução da indústria e garantir que o júri esteja na melhor posição para premiar ideias de mídia criativas em vez de ideias puramente criativas.
Susie Walker, VP de Awards & Insight do Lions, disse: “Nós adicionamos uma referência explícita à mídia na descrição geral do Lion para deixar claro que estamos recompensando ideias criativas de mídia e mudanças como alterar a estrutura de ponderação que nós damos ao júri para que a maior parte da ponderação fique nas áreas de arte da mídia, bem como as atualizações ao longo das categorias reforçam o foco realmente claro de celebrar as ideias e a criatividade da mídia.”, comentou Susie.
Daryl Lee, CEO global da IPG Mediabrands, que foi confirmado como presidente do júri do 2022 Media Lions, disse: “Nunca houve tanta oportunidade para inovação na mídia. A mídia hoje apresenta uma vasta tela criativa com a qual chama a atenção de públicos temporários. Ao atualizar a categoria para enfatizar o papel que a mídia desempenha na criatividade, os Media Lions estão reconhecendo como o escopo e o impacto da mídia se ampliou. Como presidente do júri no ano que vem, estou ansioso para mostrar a poderosa alquimia que o insight e a engenhosidade liderados pela mídia podem desencadear para as marcas e a sociedade.”
Os Lions serão julgados por mais de 400 especialistas globais. Em 2022, os jurados irão concluir o julgamento inicial remotamente antes de se reunirem em Cannes para discutir e premiar os Lions.
Walker disse: “Mal podemos esperar para ouvir as discussões e percepções enquanto nossos júris se aprofundam no trabalho e definem a referência global em excelência criativa.”
O Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade acontecerá de 20 a 24 de junho, em Cannes, na França. Os Lions serão julgados, anunciados e homenageados durante a semana.