A organização do Cannes Lions anunciou hoje que o Festival anual de Criatividade não ocorrerá em outubro, conforme planejado anteriormente.
A próxima edição do Festival será realizada de 21 a 25 de junho de 2021.
A nota da organização demonstra a preocupação do festival com este momento:
À medida que o impacto do COVID-19 continua sendo sentido em todo o mundo sobre os consumidores e nossos clientes nos setores de marketing, criatividade e mídia, ficou claro para nós que as prioridades de nossos clientes mudaram para a necessidade de proteger as pessoas, para atender os consumidores com itens essenciais e focar na preservação de empresas, sociedade e economias.
Nossa decisão difícil segue consultas detalhadas com nossos parceiros e clientes e reflete os desafios sociais, de saúde e econômicos sem precedentes que o mundo enfrenta atualmente, bem como nosso desejo de remover qualquer incerteza sobre a execução dos prêmios e eventos para nossos parceiros e clientes .
Philip Thomas, Presidente do Cannes Lions, comentou: “O Cannes Lions sempre foi sobre criatividade e os Leões. Percebemos que a comunidade criativa tem outros desafios a enfrentar e simplesmente não está em posição de apresentar o trabalho que definirá a referência. As indústrias de marketing e criativa, em comum com tantas outras, estão atualmente em turbulência, e é claro que podemos desempenhar nosso pequeno papel removendo todas as especulações sobre o Festival deste ano. Tentamos tomar nossas decisões o mais cedo possível para dar total clareza à indústria sobre a situação, e é por isso que estamos anunciando essa mudança hoje. ”
Simon Cook, diretor administrativo do Cannes Lions, acrescentou: “Todos esperamos um momento mais positivo – no momento, o Cannes Lions continuará a reunir a comunidade criativa global e a inspirar onde podemos encontrá-la. Nosso recente apelo por histórias inspiradoras e criativas de todo o mundo já reuniu centenas de relatos de nossa comunidade se unindo e mostrando progresso nessa crise. Acreditamos firmemente que os Leões continuam a oferecer um reconhecimento valioso a essa comunidade e esperamos celebrar e homenagear o trabalho em 2021, quando se espera que o mundo se sinta mais estável, e nossa comunidade possa dar ao trabalho o foco que merece. ”/
“Historias criativas” da Covid-19 seriam premiadas em Cannes
No dia 30 de março, Simon Cook, managing director do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, divulgou a abertura de um espaço no site oficial do evento dedicada ao compartilhamento de cases e histórias criativas que surgiram durante a crise provocada pelo Covid-19.
“Seja você uma marca que está desenvolvendo higienizadores para as mãos, uma plataforma oferecendo conteúdo sobre saúde mental ou uma companhia ‘construindo avião em pleno voo’ para se adaptar às mudanças do mundo, a comunidade criativa quer ouvir seus insights e realizações.”, diz.
Cook também revelava naquela apresentação que o festival irá compartilhar alguns painéis memoráveis apresentados no festival, além de relembrar trabalhos que ganharam Leões com o intuito de inspirar o mercado em um período em que, segundo ele, embora muitas coisas não possam ser feitas, não se pode esquecer o que a criatividade pode fazer.
“Histórias sobre como a criatividade agora está trabalhando noite adentro para responder a rápidas mudanças no comportamento do consumidor, a circunstâncias sob constante evolução e períodos estendidos de isolamento e, também, para criar mudanças positivas.”.
Tudo isso ficará para 2021.