Experiência de Marca

Capricho amplia linha de produtos licenciados

Marca vencedora do <em>Licensing Brasil Meeting</em> na categoria Melhor Licença Teen e febre entre o público jovem, Capricho faz novas parcerias, incrementa portfólio de produtos e cresce em faturamento.

Além das publicações, eventos, programas de TV e internet, a marca Capricho também se destaca na área de licenciamento de marcas com produtos que incluem cadernos, maquiagem, roupa íntima, mochilas, livros, perfumes, produtos alimentícios, viagens e foi vencedora do prêmio Licensing Brasil Meeting na categoria Melhor Licença Teen, concorrendo com outras renomadas marcas.

Com planos de ampliação de portfólio com produtos de decoração e beleza no primeiro semestre de 2012, a Capricho tem perspectiva de manter ritmo de crescimento. Em 2011, a marca bateu o número de 10 milhões de itens vendidos, triplicando o faturamento da sua operação de licenciamento nos últimos quatro anos.

 “A área de licenciados é bastante estratégica para a Capricho e em função disso firmamos parceria com a Redibra, a principal agência de licenciamento do Brasil. Essa associação tem como principal meta dobrar a operação de licenciamento da Capricho nos próximos dois anos e ampliar o segmento de atuação da marca para outros setores como o vestuário e calçadista”, afirma Renato Cagno, gerente de marketing da Capricho.

Os resultados da empresa são consequência dos esforços em projetos que vão além da revista, com objetivo de consolidar a marca Capricho como multiplataforma, conquistando diferentes espaços e destacando-se internacionalmente com seus projetos. Outro segmento de atuação da marca em expansão é a operação de serviços, com destaque para o turismo. Em 2010, a Capricho fez uma parceria com a agência de viagens Trip & Fun para oferecer pacotes para o Festival NoCapricho 2010, de modo que meninas de todo o Brasil pudessem participar do evento. Após o sucesso da operação, a Capricho consolidou a operação e, em 2011, lançou pacotes especiais de viagens para a Disney, chamados “Capricho 4 Fun”. Além da viagem, eles contavam com a presença de celebridades Capricho e passeios exclusivos e diferenciados de outros pacotes. A parceria foi um sucesso e levou mais de 100 meninas à Disney. Para 2012, o plano é manter essa operação.

Capricho: uma das maiores marcas jovens do Brasil

Apesar de ter a revista como alicerce, a marca Capricho estendeu sua atuação e passou a explorar outras plataformas. A premissa é estar onde a garota brasileira está. Na internet: o site oficial conta com mais de 75 milhões de Page Views e 4,5 milhões de unique visitors (Google Analytics de outubro/2011) e tem forte presença nas redes sociais.

No celular: o conteúdo mobile via SMS é assinado por 281 mil pessoas. Na TV: o programa Temporada de Moda é líder de audiência no público-alvo entre os canais fechados e o reality show Colírios Capricho fez grande sucesso na MTV em sua segunda edição. Na balada: o evento anual NoCapricho atrai cerca de 15 mil jovens a cada edição. Periodicamente, também são lançados produtos exclusivos, com tudo o que a garota brasileira quer: Especiais de celebridades teen; Guia de Viagem; DVDs; entre outros. A circulação chega a ser de até 70 mil exemplares.