Carnaval

Quais marcas vão se conectar com os foliões do Carnaval 2024?

Confira alguns dos patrocínios já confirmados para o Carnaval 2024 nas principais cidades brasileiras.

Faltando menos de 30 dias para o início do Carnaval 2024, uma das principais festividades do calendário brasileiro, muitas cidades reconhecidas por suas programações carnavalescas já definiram ou estão definindo seus patrocinadores.

Em 2024, a festividade acontece entre os dias 9 (sexta-feira de carnaval) e 14 (quarta-feira de cinzas) de fevereiro. 

Confira os patrocinadores já confirmados do Carnaval 2024 em algumas cidades:

Desfiles das Escolas de Samba

Na capital paulista, para os desfiles das escolas de samba do Carnaval 2024, a Amstel firmou uma parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga SP). 

Dessa forma, através do acordo, Amstel assume a posição de cerveja oficial e exclusiva dos desfiles das escolas de samba que vão acontecer no Sambódromo do Anhembi, além de todo calendário pré-carnaval junto às escolas.

Foto: Depositphotos

Enquanto isso, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) anunciou um novo patrocínio, por meio da marca Rio Carnaval, para os desfiles do Carnaval 2024 na Marquês de Sapucaí, com a multinacional Red Bull, que estará com sua marca pela primeira vez no carnaval carioca. O acordo é válido pelos próximos dois anos.

Blocos de rua

Alguns dados 

Considerado por muitos o maior carnaval do Brasil, a capital paulista vai receber, no Carnaval 2024, 654 desfiles oficiais oferecidos por 590 blocos e tem um público esperado de 15 milhões de pessoas. De acordo com os dados da prefeitura, o impacto econômico do evento teve como resultado mais de R$3 bilhões em 2023.

Além disso, segundo o executivo municipal, cada bloco deve ir atrás do próprio patrocínio, porém, há um edital para estabelecer o patrocínio do evento em si, que foi republicado no Diário Oficial de 4 de janeiro. A sessão de reabertura do edital será em 16 de janeiro.

Foto: Prefeitura de SP/ Edson Lopes Jr.

De fato, só para exemplificar, um bloco grande na rua tem um custo que vai entre R$ 80 mil, como o Desliga da Justiça, que deve receber 20 mil pessoas no Rio, até mais de R$ 5 milhões, como no consagrado Galo da Madrugada, que conta com 30 trios elétricos e receberá mais de 2,5 milhões de foliões no Recife.

São Paulo

“A Brandtruck já vem se preparando para o Carnaval 2024 há algum tempo, já se cercando de bons parceiros, bons blocos, excelentes artistas, e divulgando isso para o mercado. Nós já temos cotas fechadas, existe espaço para novas marcas entrarem, contanto que não sejam dos patrocinadores já fechados, como Boticário e Universidade Anhembi Morumbi. Há várias marcas com as quais estamos falando com bastante interesse e no timing certo, Não estamos sentindo muita dificuldade.“, disse Marcello Borgerth, presidente da Brandtruck“.

“Temos espaço para marcas que vão chegar no tempo certo, temos espaço para marcas que vão chegar em cima da hora. São diversos tipos de ativações possíveis de se realizar, como degustação, experimentação, visibilidade através do painel de LED.“, acrescentou Marcello.

Por exemplo, o Ilú Obá de Min é uma instituição cultural sem fins lucrativos criada em 2004, para celebrar a cultura afro-brasileira. Assim sendo, o custo do cortejo do bloco gira em torno de R$ 100 mil, para uma equipe de 500 pessoas composta somente por mulheres. 

A instituição realiza um trabalho social de empoderamento feminino, divulgação da cultura afro-brasileira e combate ao racismo. A Converse é patrocinadora do Ilú há quatro anos, mas a meta é conseguir parceiros de longo prazo.

Foto: Divulgação

Por outro lado, o Acadêmicos do Baixo Augusta celebra 15 anos no Carnaval 2024, com o tema “Resiste Amor em SP” e deve receber 1 milhão de pessoas no centro de São Paulo. iFood, Elo e Amstel são patrocinadoras do bloco.

Olinda

Por sua vez, a Prefeitura de Olinda terá o patrocínio de renomadas marcas para o Carnaval 2024, que acontece entre os dias 08 e 14 de fevereiro.

A lista dos patrocinadores principais atualmente inclui Devassa (Patrocinadora Master – Heineken), Aposta Ganha, Pitu, Schweppes Premium Drinks e Red Bull.

Foto: Arquimedes Santos

“Estamos preparando um carnaval memorável, repleto de inovações. Por enquanto, são 5 grandes nomes que participarão do carnaval Onzex em Olinda, além das outras grandes marcas nas outras regiões. A recente admissão de posições estratégicas da agência está sendo crucial neste momento, visto que estão todos com muita vontade de entregar mais um carnaval nível Onzex“, destacou Geovana Santiago, coordenadora de marketing da Onzex.

Recife

Da mesma forma que outros blocos consagrados que se juntaram a grandes marcas, o Galo da Madrugada, considerado o maior bloco de Carnaval do mundo e Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, tem patrocínios de Ambev, Vivo, Stellantis e Colgate-Palmolive.

Foto: Sérgio Bernardo/PCR

Rio de Janeiro

O Desliga, que recebe pessoas com fantasias de super-heróis ou vilões, desfila dia 27, no Centro do Rio, em princípio com apoio da Ambev e o patrocínio da Stanley pelo segundo ano.

Foto: Reprodução Facebook/Ana Carvalho

Salvador

Por fim, a Ambev será a patrocinadora oficial do Carnaval 2024 em Salvador. A companhia, que foi a principal patrocinadora em 2023, confirmou presença nas edições de 2024 e 2025 da folia de Momo.

Foto: Manu Dias/GOVBA