O Carnaval carioca atraiu 977 mil turistas e movimentou US$ 782 milhões (R$ 2,236 bilhões pela cotação atual) em 2015, divulgou a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (RioTur), responsável pela organização da festa. Ainda segundo o balanço, os mais de 450 blocos espalhados pela cidade receberam 4,793 milhões de pessoas.
Os blocos recordistas em público foram o Cordão da Bola Preta (um milhão), o Monobloco (500 mil) e o Bloco da Preta (350 mil). O Monobloco desfilou na manhã de 22 de fevereiro, encerrando o Carnaval, e todos os três passaram pela Zona Central da cidade.
Foto: Divulgação.
Os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí também atraíram grande público. Segundo a Riotur, em média, 94% dos ingressos foram vendidos nas duas noites de exibição do Grupo de Acesso e nas outras duas noites do Grupo Especial, formada pela elite das escolas de samba.
Foto: Arquivo Pessoal.
Em outros palcos espalhados pela cidade, incluindo bailes populares, outras 370 mil pessoas festejaram o Carnaval, cuja marca lembrou o aniversário de 450 anos da cidade.
Os hotéis tiveram grande procura no período. A média geral de lotação na rede hoteleira ficou em torno de 83,79%, seis pontos porcentuais acima do registrado no ano passado, mesmo com o aumento no número de quartos. Estabelecimentos localizados na orla da Zona Sul do Rio registraram índices de ocupação acima dessa média.
“A hotelaria ter batido o índice do ano passado, mesmo com um crescimento superior a 10% na oferta de quartos neste período, é um excelente indicativo do sucesso do evento e ratifica a importância do Carnaval para o turismo e para a economia da cidade.”, afirmou o secretário de Turismo do Rio, Antonio Pedro Figueira de Mello.
Nos albergues, a ocupação média foi ainda maior, de 92%. É a primeira vez que a Riotur realiza este tipo de levantamento. Segundo o órgão, a cidade conta com 217 estabelecimentos neste perfil atualmente.
O Carnaval de 2015 ainda atraiu dez navios, com cerca de 26 mil pessoas embarcadas. Seis embarcações pernoitaram na cidade de domingo (15/02) para segunda (16/02), fato inédito no Píer Mauá.
“Nossa operação de Carnaval é uma verdadeira olimpíada. São mais de 30 dias de muito trabalho, contando com o período pré-carnavalesco. Ainda temos muito o que aperfeiçoar, estamos constantemente nesta busca, mas concluímos nosso trabalho este ano com a certeza de que este Carnaval já foi muito melhor do que o anterior.”, avaliou Mello.
A cobertura do Carnaval, de acordo com a RioTur, foi acompanhada por 1.288 jornalistas de 14 Estados brasileiros e outros 362 profissionais estrangeiros de 29 países.