Começou nesta quinta-feira (13) e vai até sábado (15) a quarta edição da Carnavália-Sambacon – Feira de Negócios do Carnaval e Encontro Nacional do Samba.
Durante três dias, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, fornecedores, prestadores de serviços e os representantes das principais ligas e agremiações carnavalescas de todo o país se encontrarão para propor soluções para o crescimento do espetáculo, além de incrementar negócios.
Desde sua primeira edição, a Carnavália-Sambacon vem se consolidando como evento imprescindível para o mercado de negócios da folia. Realizada no período em que se inicia o planejamento para o carnaval, a feira atrai visitantes e empresários de todo o país. Este intercâmbio se torna mais forte a cada ano, sobrevivendo aos tempos de crise econômica, por ser um nicho que gera receita para diferentes setores, do turismo e hotelaria aos pequenos empreendedores.
Entre as atrações da Carnavália está o mural de oportunidades, onde profissionais de diversos segmentos fazem contatos para mostrar seu trabalho em diferentes praças do país. A expectativa é superar os números da terceira edição da feira, que atraiu 12 mil pessoas nos três dias e gerou uma média de R$ 15 milhões em negócios.
Uma novidade será a exposição de fotografias "Múltiplos Olhares", na qual 20 profissionais que atuam na cobertura do carnaval de rua e no Sambódromo terão imagens impressas em plástico 100% reciclado. O público também terá debates, em mesas com presidentes das principais ligas carnavalescas do Brasil e representantes de entidades como a RioTur, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH).
O encontro de culturas também será uma marca da feira: o Ylê Aiyê, da Bahia, e os grupos Garantido e Caprichoso, de Parintins, no Amazonas, farão uma apresentação especial durante o evento, encontrando-se com as baterias de Portela e Mocidade, as duas campeãs do carnaval carioca.