As comemorações sazonais, como dia das Mães, Pais, Crianças e Natal oferecem oportunidades para os jovens ingressarem no mercado de trabalho. E no Carnaval não é diferente. O setor de marketing promocional está entre os que mais empregam nessa época do ano e também ao longo de todo o verão, segundo estimativa da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem). É também um dos que mais possuem jovens em atividade, seja em equipes de promotores ou em cargos de liderança.
Durante o Carnaval, as agências do setor atuam fortemente em ações de sampling, patrocínios e arenas, o que demanda mão-de-obra temporária. “Além de uma das maiores manifestações populares do planeta, esta é uma comemoração em que as marcas aproveitam para utilizar o Marketing Promocional para associarem-se ao momento de prazer. Camarotes em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife, já consagrados como estratégia de comunicação, têm visibilidade inquestionável. Porém, em paralelo com estas ações existem oportunidades pouco exploradas, tais como os carnavais regionais, em cidades que se transformaram em pontos de contato com consumidores de todas as classes. Com isso aumentam as vagas tanto no time de produção das agências, como nas agências especializadas em Recursos Humanos”, avalia o presidente da Associação de Marketing Promocional – Ampro, Kito Mansano.
A RH Promo confirma as estatísticas. Somente em três ações promocionais, a agência abrirá 218 novos postos de trabalho. “Temos uma demanda muito grande na área de promoção de eventos. Nessa temporada de carnaval estamos com três ações, uma com 180 vagas, outra com 30 e a última com oito vagas. Todas elas no ramo de bebidas”, afirma Renata Moraes da RH Promo.
Perfil dos Candidatos
Para conquistar uma vaga na área de promoções, o interessado deve ter 2º grau completo, fácil comunicação e simpatia. “O perfil dos promotores abrange não só mulheres como homens, e a idade desejada pelos clientes é dos 18 até os 35 anos. As características mais observadas pelos selecionadores são a dicção, forma de se expressar e se apresentar durante as entrevistas”, comenta Renata.
Ainda segundo dados da Asserttem, em alguns casos, a experiência anterior pode ajudar na seleção e os salários vão de R$ 700 a R$ 2,7 mil ao mês.
Conhecido não só como a disciplina do marketing que cria e executa ações promocionais diversas, uma das especializações do profissional de marketing promocional é o planejamento e a realização de eventos, desde pequenas cerimônias até grandes festivais. E tem sido encarado como uma ferramenta cada vez mais estratégica nas empresas. Segundo dados da última pesquisa Ampro-Ibope, 53% das companhias têm preferido investir em ações promocionais às verbas que antes eram reservadas à publicidade e 82% já planejam previamente suas ações no segmento, em um mercado que movimentou R$ 39,6 bilhões no ano passado.
“Para a realização de eventos, a recomendação é sempre contratar empresas especializadas em Merchandising, onde equipe e profissionais qualificados podem ajudar a crescer vendas de forma significativa. Falar com especialistas é sempre o melhor caminho”, orienta o presidente da Ampro.
Fonte: Ampro.