O Rio de Janeiro ganha, em julho, a primeira feira de negócios do Brasil exclusiva sobre Carnaval, a Carnavália-Sambacon.
O evento acontece nos dias 31/07, 01 e 02/08, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, Centro do Rio de Janeiro. Iniciativa inédita, a Carnavália-Sambacon permitirá que profissionais dos bastidores da folia tenham contato direto e fechem negócios com fabricantes de materiais de fantasias e alegorias, instrumentos musicais e agentes do setor de turismo, entre outros atores da cadeia produtiva do Carnaval.
Enquanto empresários, fornecedores e prestadores de serviços realizam negócios na Carnavália-Sambacon, também será realizado o primeiro Encontro Nacional do Samba (Sambacon), reunindo carnavalescos, artesãos, produtores, jornalistas, profissionais dos bastidores e representantes de órgãos públicos envolvidos na organização e viabilização do calendário momesco.
Durante a Carnavália-Sambacon serão promovidos debates, workshops e palestras sobre temas artísticos, de infraestrutura, gestão e capacitação profissional.
Estarão presentes na Carnavália-Sambacon cerca de 50 expositores, oriundos de indústrias de insumos para fantasias, alegorias, adereços e adornos urbanos, instrumentos musicais, além de empresas de serviços das áreas de turismo, transporte, segurança, música, hotelaria, gastronomia, limpeza, recolhimento e reciclagem de resíduos, entre outras.
Objetivos da Carnavália-Sambacon
Os principais objetivos da feira de negócios realizada no Centro de Convenções Sul-América, no Rio de Janeiro, são:
-
Mostrar a importância da economia do carnaval. Colocar em exposição os produtos e serviços que fazem parte da cadeia produtiva.
-
Proporcionar novos negócios estimulando novos empreendedores.
-
Empresas e profissionais autônomos vão expor e vender seus produtos diretamente para quem compra.
-
Trocar experiências visando a melhoria na prestação de serviços no carnaval.
-
Criar novas parcerias e sensibilizar empresas públicas e privadas para que passem a investir em toda a cadeia produtiva associada ao carnaval.
-
Criar uma ampla campanha de divulgação para reunir público interessado e qualificado.
-
Realizar apresentações artísticas e rodas de samba todos os dias.