Você já imaginou pilotar seu próprio carro da vida real com um controle remoto? Se ainda não, a Jaguar Land Rover espera que você faça isso nos próximos anos. A empresa mostrou no dia 16 de junho, um protótipo que pode ser guiado por comandos no smartphone.
A tecnologia faz parte do desenvolvimento de carros autônomos, que move grande parte das montadoras atualmente, além de gigantes de outras áreas, como Google e Apple, o que deixa os automóveis cada vez mais automatizados.
Fotos: Divulgação.
Segundo a Land Rover, a funcionalidade pode ajudar em situações de risco, como em trilhas fora de estrada. Você pode descer do carro e avaliar o terreno, verificando os ângulos de entrada e saída, enquanto comanda o veículo pelo celular.
Ou então, pode ser útil quando alguém estaciona muito próximo da sua porta em vagas paralelas, que impossibilita a abertura da porta. Neste caso, é melhor tirar o carro de fora mesmo.
O aplicativo instalado no smartphone do motorista possui comandos de direção, aceleração e freio, assim como em um videogame. A limitação, por enquanto, é que ele pode ser guiado de fora em velocidade máxima de 6,5 km/h.
O motorista também deve estar a uma distância de até dez metros de veículo e ter a chave para o sistema funcionar. Outra habilidade do protótipo da Land Rover é fazer um retorno de forma automática – uma manobra especialmente trabalhosa quando o espaço é apertado.
Com o acionamento de um botão, o veículo faz quantas manobras forem necessárias para completar o retorno. Para o diretor de desquisa e desenvolvimento da Jaguar Land Rover, Wofgang Epple, essas tecnologias tiram a parte “chata” de guiar.
“Tirar o carro de uma vaga complicada pode ser estressante até para motoristas experientes. Um carro controlado por controle remoto, ou um que possa fazer um retorno automaticamente, mostra a utilidades dessas novas tecnologias para diminuir a parte tediosa de dirigir e melhorar a segurança”, afirmou em nota.