Uma das maiores feiras de móveis, iluminação, complementos e decoração de alto padrão da América Latina vai ocorrer de 13 a 16/08, em Bento Gonçalves. A Casa Brasil 2013 vai reunir profissionais de 15 países, entre arquitetos, decoradores, designers, importadores e lojistas, e é uma boa oportunidade para fazer negócios no setor.
O público esperado é de 20 mil visitantes e o foco é aproximar o mundo do design com o dos negócios, além de identificar e trazer novas tendências de decoração para o Brasil. Na última edição, em 2011, mais de 20 mil visitantes do Brasil e do exterior passaram pela feira, movimentando R$ 200 milhões em negócios.
A quanta edição da feira contará ainda com palestras de renomados profissionais do meio, como os designers Zanini de Zanine, Bertjan Pot, Paolo Ulian e o arquiteto Marcelo Ferraz. Entre os temas, os participantes poderão conferir uma apresentação sobre o design contemporâneo no setor moveleiro.
Com a temática Copa do Mundo, 12 arquitetos e decoradores de diferentes partes do país, convidados pela Casa Brasil, desenvolverão bancos exclusivos sobre o maior campeonato de futebol do mundo. As peças estarão expostas pelos pavilhões da feira aproximando uma das paixões nacionais com o design contemporâneo e o talento brasileiro.
Pela primeira vez na feira, o espaço que traz os estúdios de design será integrado ao pavilhão principal. Com isso, a indústria moveleira se aproxima ainda mais dos produtos de maior valor agregado. O projeto “Estúdios” vai expor os trabalhos desenvolvidos pelos próprios designers.
A mostra Bem-estar, Bem Viver estará na feira com peças assinadas por 17 estúdios participantes do Projeto Orchestra Brasil, integrando o visitante a um clima de simplicidade.
O projeto promove a inserção competitiva dos fabricantes insumos, componentes, tecnologias e serviço de design do setor moveleiro no mercado externo. Atualmente, a iniciativa tem mais de 100 participantes, sendo 32 estúdios de design.
O espaço Matéria Brasil reunirá 100 amostras de materiais inovadores que atendem, pelo menos parcialmente, a indicadores de sustentabilidade como água, ciclo, energia, gestão empresarial, humano-social e segurança.
A diretora da materioteca, Anne Mello, conta que o espaço está alinhado a conceitos de trabalho em rede, inovação contínua e desenvolvimento sustentável e tem o objetivo de oferecer opções responsáveis para que os profissionais possam inovar em seus projetos, fomentando uma economia sustentável.