Para quem treme de felicidade com emoções extremas, esta catapulta humana testada e aprovada pelo praticante de base jump David Laffargue deve agradar bastante. E é melhor não ter medo de altura!
O-entusiasta de esportes radicais curte o base jump há vários anos, uma modalidade que consiste em saltar de paraquedas de uma construção elevada, como edifícios, antenas, pontes ou penhascos.
Com o objetivo constante de ir mais longe em suas aventuras e sensações, o base-jumper lançou um novo desafio no verão passado: saltar da montanha Kjerag para Rogaland na Noruega… sendo impulsionado por uma catapulta humana, como se fosse uma bola de canhão.
O dispositivo foi criado pelo artista holandês JP de Kam, que trabalhou por dois anos na catapulta para torná-la completa, e que teve o lançamento durante o evento de paraquedismo Heliboogie em junho de 2022.
O princípio é simples para quem gosta de adrenalina: basta se deitar em uma plataforma de sucata aninhada no topo da montanha, enquanto outra pessoa se encarrega de fazer a contagem regressiva e operar o aparelho. Em uma fração de segundo, o base jumper se vê lançado no ar com uma visão absolutamente incrível de 360° de todo o vale.