Celio Ashcar Jr., empresário, escritor e sócio da AKM Performma, com o objetivo de democratizar o acesso a oportunidades em periferias da Zona Leste de São Paulo, em parceria com a Gerando Falcões e Vozes das Periferias, inaugurou o Centro de Transformação Jacyra Chequer Ashcar.
O espaço, que carrega o nome da avó paterna de Celio, vai oferecer cursos profissionalizantes aos moradores das comunidades da Vila Prudente, visando a entrada no mercado de trabalho. Além disso, dentro da programação do Centro, estão contempladas atividades e oficinas voltadas para o esporte e cultura.
“Estou muito honrado e emocionado em fazer essa homenagem a minha querida avó, que viveu 100 anos ajudando e cuidando do próximo. Alinhado ao trabalho que o Vozes já faz nessas comunidades, quero contribuir com oportunidades para que essas pessoas tenham um futuro melhor”, detalha Celio Ashcar.

O centro espera ainda atender mais de 450 crianças e adolescentes. A ambientação do espaço conta com um trabalho de grafite, sob o comando do artista Jr Wils, que traz uma identidade visual divertida e alinhada aos propósitos que o centro de transformação proporciona para a comunidade.
Para Cesar Gouveia, CEO e fundador do Vozes das Periferias, é importante que os movimentos sociais tenham um maior apoio e visibilidade para transformar a vida de diversas potências que ainda não possuem acessos, oportunidades e, muitas vezes, interesse em assuntos específicos.
“Este primeiro centro de transformação na Vila Prudente é um dos projetos mais inovadores, socialmente falando. A parceria com Celio, que é um grande incentivador do nosso trabalho, já vem de alguns anos e solidifica de maneira mais transformadora a vida de crianças e adolescentes que são atendidas. A população das favelas passa a ter mais vozes amplificadas num espaço altamente qualificado para recebê-los”, frisa o empresário.
Na inauguração, os responsáveis pelo do projeto anunciaram aos presentes como funcionará toda a programação do espaço, que contou ainda com prévias das oficinas disponíveis. Além disso, como uma forma de incentivo a leitura, Celio Ashcar Jr. doou aos presentes 100 exemplares de seu primeiro romance, intitulado ‘O Jornaleiro da Guerra’, que se passa na 2ª Guerra Mundial.