Atmosfera envolvente

Para espaços comerciais, cenografias de natal entram como estratégia de vendas e conexão

Durante uma das épocas mais importantes para o varejo, oferecer experiências com elementos decorativos se torna um diferencial

Quando pensamos em véspera de Natal, na maioria dos casos é inevitável pensar em cenografias que nos imergem na atmosfera da comemoração, como luzes em formatos de pisca-pisca, enfeites e laços ao redor das árvores, prédios e dentro dos estabelecimentos.

Nos espaços comerciais, a estratégia de investir em decoração e experiências diferenciadas também é uma forma de convidar o público a abraçar esse clima de final de ano e aumentar o tempo de permanência nos ambientes de compras, criando até mesmo um vinculo emocional por se atrelar a uma época conhecida por ser de união com os entes queridos.

Foto da cenografia de natal do Shopping Cidade São Paulo
Foto: Reprodução/Abrasce

E esse é o caso dos shoppings que, durante uma das épocas mais importantes para o varejo, conseguem oferecer experiências que vão além das compras, como a interação com elementos decorativos, eventos temáticos e espaços “instagramáveis”.

O impacto positivo se reflete também no aumento da atratividade do espaço, gerando maior fluxo de visitantes e, consequentemente, maiores oportunidades de vendas para os lojistas. Além disso, a cenografia reforça a identidade do shopping, tornando-o um ponto de encontro para famílias e amigos.

Quanto mais criativo, melhor

Um ótimo exemplo desses fatos é o Shopping Cidade São Paulo que, para esse ano, tem como um dos principais motes o tema “Tudo que acontece na cidade, acontece no Cidade” e, pensando nisso, investiu em uma decoração de Natal que trouxesse mais proximidade com os clientes.

“Promovemos o Pokémon Go Fest, que é um sucesso entre o público geek que frequenta a Paulista, além das crianças que também são apaixonadas pelo boneco japonês. Com isso, esse tema de Natal, que é inédito no país, consolida o shopping para atrair clientes de diversas regiões de São Paulo, além de surpreender e encantar todos os visitantes”, conta Cindy Beni, Gerente de Marketing do shopping.

Foto: Reprodução/Abrasce

Ainda segundo ela, “no primeiro final de semana da inauguração da decoração de Natal, o Shopping Cidade São Paulo teve um aumento de pessoas circulando pelo shopping de 43%, se comparado ao mesmo período de 2023”, comprovando a eficácia da cenografia criativa.

Natal do Pokémon

Além da cenografia temática, o Natal do Pokémon leva muitas atividades para os visitantes. Quem visitar o local poderá participar de uma experiência digital interativa, completando a pesquisa “Boas Festas em Pokémon GO” ao capturar os Pokémons disponíveis no “Módulo Atrair”.

Outra atração é o encontro com o Pikachu, que retornará ao shopping para tirar fotos com o público nos dias 21 e 22 de dezembro. Ao todo, a área, com cerca de 200m², inclui uma árvore de Natal temática do Pokémon, oficinas gratuitas de pintura, torneios com jogadores profissionais que oferecem brindes e espaços instagramáveis para fotos.

Desafios da cenografia de natal

Contudo, a cenografia de natal exige meses de planejamento para alinhar o conceito à identidade do shopping e garantir que tudo esteja pronto no início da temporada de compras. A logística, feita fora do horário comercial, e o gerenciamento do orçamento são desafios essenciais para evitar atrasos e equilibrar custos.

Por fim, outro ponto importante é atender às altas expectativas do público, que busca inovação e interatividade. Incorporar práticas sustentáveis, como materiais recicláveis e tecnologias eficientes, também é cada vez mais necessário, tornando o equilíbrio entre impacto visual e responsabilidade ambiental uma prioridade.