Na região do Centro do Rio Antigo – uma das mais boemias da cidade – a expectativa é de que haja um aumento de 40% no fluxo de visitantes durante o carnaval, segundo o Polo Novo Rio Antigo.
Um dos destaques da programação na região é o desfile que marcará o centenário do Cordão do Bola Preta, no sábado de carnaval, sob o comando do maestro Altamiro Gonçalves e a presença de Leandra Leal, Maria Rita, Neguinho da Beija-Flor e João Roberto Kelly. O desfile acontece na Avenida Antônio Carlos, a partir das 7h.
Também no sábado de carnaval, o bloco Carioca da Gema faz sua concentração em frente à Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24) a partir das 16h. O bloco reúne 120 ritmistas, 15 instrumentistas e 3 cantores.
Para quem gosta de bailes de carnaval, as casas da região também vão oferecer animados bailes, como o Rio Scenarium, o Carioca da Gema e o Circo Voador. O Lapa 40°, na Rua Riachuelo, recebe a bateria da Mangueira no sábado, dia 10. Além disso, a partir das 12h feijoada com a presença de Carlinho de Jesus.
Outro destaque na região durante o carnaval é a Lavradio Jazz Fest, entre os dias 10 e 13. Enquanto a cidade ferve com as marchinhas e os sambas de enredo, o clima de Nova Orleans toma conta da rua com 4 dias de shows gratuitos. O evento acontece sempre a partir das 13h e receberá bandas de jazz, como o All That Jazz, Quinteto Nuclear, Monte Alegre Hot Jazz Band e Orleans Original Jazz, entre outros.
“O Centro do Rio Antigo é uma região do Rio que tem tradição de carnaval, sendo destino certo dos foliões da madrugada, já que é um dos poucos pontos da cidade que funciona em ciclos de quase 24 horas”, comenta o presidente do Polo Novo Rio Antigo, Thiago Cesário Alvim.
Segundo a Associação de Hotéis do Rio (ABIH-RJ), a região tem opções de hospedagens até 30% mais baratas que a Zona Sul. A ocupação na área está em cerca de 65%, mas a expectativa é de chegar a 85% na média geral da cidade.