No período de agosto a dezembro, o Arte Favela apresenta o projeto: “Arte Favela nos Centros Culturais – Criação e Identidade Cultural”, exposição itinerante que passará por cinco centros culturais de Belo Horizonte.
São eles: Centro Cultural Jardim Guanabara, Alto Vera Cruz, São Bernardo, Vila Marçola e Zilah Spósito. O projeto é composto por produções próprias de artistas grafiteiros: Nilo Zack, Hely Costa, Sergio Iron, Marcello Lax, Celo, Mone, Bá, Vinicius VNS, Douglas DGS e Ed Mun.
Para o coordenador do Arte Favela, Hely Costa, que também é um dos expositores, os painéis revelam os diversos olhares, a sensibilidade e a identidade que cada artista apresenta e representa no cenário urbano, por meio das técnicas do grafite e das artes visuais.
Dentre os participantes, destaca-se a presença do artista Nilo Zack, reconhecido pela imagem do rosto de um menino pintado de palhaço. Recentemente, ele foi responsável pela intervenção na fachada da loja de Ronaldo Fraga, localizada na Capital mineira.
No evento de abertura de cada exposição, ocorrerá um bate-papo com os convidados sobre a arte e as manifestações artísticas urbanas. A mostra ficará durante um mês em cada espaço.
A iniciativa compõe o projeto Descentra Cultura, idealizado pela Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, que objetiva democratizar o acesso aos recursos e ampliar a participação de todas as regiões da Capital mineira.