Nos últimos dois meses, centenas de cervejarias do mundo aderiram ao projeto Black is Beautiful e produziram uma Stout com o nome do projeto, comprometendo-se com a doação de 100% do valor arrecadado em sua venda a projetos focados em promover a equidade racial.
Uma dessas produtoras é a paulista Dádiva, instalada em Várzea Paulista, na região de Jundiaí, que fez uma cerveja colaborativa com o Empório Alto dos Pinheiros, e, juntos, escolheram como beneficiário o Ceert – Centro de Estudo das Relações de Trabalho e Desigualdades.
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A cerveja chegou ao mercado no dia 10 de agosto e pode ser comprada no Empório Alto dos Pinheiros EAP.
Além do apoio financeiro a instituições, a ação de marketing social pretende reforçar a discussão pública sobre a necessidade de reconhecimento da persistência do racismo no mundo todo e de reflexão sobre as formas de combatê-lo.
O projeto Black is Beautiful foi criado por Marcus J. Baskerville, dono da cervejaria texana Weathered Souls, em apoio ao movimento Black Lives Matters, que ganhou novo ímpeto (e as ruas) após o assassinato brutal do norte-americano George Floyd por um policial da cidade de Mineápolis, no Estado de Minnesota.
As cervejarias que aderiram à campanha devem seguir as diretrizes elaboradas pelo idealizador e disponibilizadas na página da campanha, blackisbeautiful.beer.
Essas diretrizes incluem o compromisso com um trabalho de longo prazo visando à inclusão, bem como orientações sobre a elaboração da receita da cerveja e a utilização de um rótulo comum.
Em sua versão, a cervejaria Dádiva e EAP incluíram amendoim e cacau. Ela é uma Imperial Stout com corpo extremamente aveludado, 10% ABV muito bem inseridos, notas predominantes de amendoim, paçoca e calda de chocolate, e um final levemente amargo, remetendo a café.
“Temos tentado entender o que podemos fazer para nos transformar em uma empresa cada vez mais inclusiva, de forma a contribuir para tornar o mercado cervejeiro como um todo mais justo e mais plural. Conhecemos o trabalho do Ceert recentemente e nos impressionamos muito com a seriedade dos projetos desenvolvidos pela organização, que tem como foco promover a equidade de raça e gênero, na área do trabalho, educação, juventude e justiça. Por isso, o escolhemos como beneficiário do lucro arrecadado com a Black is Beautiful, tanto da Dádiva, quanto do EAP.”, pontua Luiza Lugli Tolosa, sócia-fundadora da cervejaria Dádiva.
O Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – Ceert é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que desde 1990, por meio de sua equipe multidisciplinar elabora e implementa programas de promoção para a promoção da equidade racial e de gênero, por meio de análises e estudos orientados para a intervenção em instituições públicas e privadas.