Está no site a programação do Dia Mundial da Criatividade 2018, que acontece em São Paulo e mais 12 cidades do Brasil hoje, 21 de abril.
A expectativa de público é de dez mil pessoas em mais de 45 horas de eventos. Serão mais de 35 ações sobre design, criatividade, cultura maker, comportamento, empreendedorismo, tecnologia e inovação.
Ao todo, são mais de dez locais (WeWork, Casa das Rosas, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, Reserva Cultural, Livraria Cultura, Fab Lab Livre SP), onde acontecerão atividades de 40 palestrantes. Toda programação é gratuita.
Destaques
– Luis Bueno, artista paulista que por meio da técnica conhecida como lambe-lambe tem colado em postes, paredes, tapumes ou qualquer outro tipo de superfície vertical sua série "Pelé beijoqueiro".
– Para quem se interessa pelo universo digital, Camila Cornelsen vai bater um papo e contar como atraiu atenção de grandes marcas brasileiras pelo pioneirismo em novas linguagens e narrativas no stories do Instagram.
– Um tour guiado pelos curadores do perfil @Instagrafite, que conta com mais de um milhão de seguidores na plataforma vão apresentar e falar sobre a arte pública mundial.
Ian Black é hoje uma das maiores referências do mercado digital brasileiro. Sua formação como homem de comunicação não precisou ser forjada pelo clássico ambiente acadêmico. Ele traz consigo as mais diversas referências: entre elas a infância repleta de gibis, filmes, fitas de videogame e a vivência de quem cresceu na periferia de São Paulo.
O DMC entrou para o calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) com a intenção de reforçar e celebrar a importância da criatividade e da inovação para o desenvolvimento sustentável, reunindo atividades em mais de 50 países.
“O mote é apresentar a importância da criatividade e da inovação não apenas para os setores criativos, mas para garantir a inspiração, o fomento e a conexão entre pessoas, empresas, ONGs e setor público como meio de acelerar a criação de soluções e garantir o desenvolvimento sustentável. Queremos mostrar que a criatividade é inerente ao ser humano e matéria-prima para resolver os mais complexos problemas que enfrentamos.”, explica Lucas Foster, líder e coordenador do DMC, que começou a ser organizado no Brasil desde 2014.
A partir deste ano, a IdeaFixa se une à ProjectHub para formar a comissão organizadora oficial do Dia Mundial da Criatividade no Brasil que, até 2016, era comemorado seguindo a mesma data do calendário de Portugal.
“Vai ser incrível ver as pessoas compartilhando suas iniciativas pelo Brasil usando uma mesma identidade #dmc2018 ou com sua própria cidade, como por exemplo, #dmcsaopaulo para mostrar a importância e a dimensão e o valor da criatividade para o povo brasileiro.", declara Janara Lopes, fundadora da IdeaFixa.
Assim como a ideia é facilitar novos caminhos que tenham a criatividade como real diferencial, cada cidade terá um logo próprio desenvolvido pelo designer Júlio Mariutti. A identidade visual foi criada a partir das coordenadas cartográficas. “O novo logo mostra um mundo de forma não estática, mas sim diferente, com culturas e olhares. Trata-se de um logo mutável, assim como a criatividade”.