Experiência de Marca

Cisco cria desafio para transformar o Porto Maravilha

A proposta é tornar o bairro mais inteligente e humano, utilizando a Internet de Todas Coisas. Os participantes deverão criar um sistema que atenda às necessidades do desafio e deixem um legado para a região.

Incentivar a criação e aplicações de softwares digitais e de experiências físicas para transformar a vida dos cidadãos e visitantes do Rio de Janeiro, assim como facilitar ainda mais a gestão da cidade. Essa é a proposta do Desafio Cisco de Inovação Urbana Porto Maravilha.

O desafio é voltado para empreendedores, desenvolvedores, startups e universidades do Brasil e tem o objetivo de criar um bairro inteligente e mais humano, utilizando a Internet de Todas as Coisas (IoE).

desafio ciscoOs participantes que apresentarem as cinco ideias mais inovadoras farão parte de um programa de aceleração, apoiado pelo Centro de Inovação IoE da Cisco, com o objetivo de viabilizar a implementação desses projetos antes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

O anúncio será feito durante o lançamento do Distrito Criativo, uma iniciativa da rede de empreendedores interessados no desenvolvimento econômico e social da região do Porto, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro. O evento deve reunir representantes dos setores públicos e privados.

A disputa faz parte da iniciativa da Cisco de Inovação Urbana no Porto Maravilha, um dos projetos da empresa que tem o objetivo de contribuir para a construção de um legado duradouro para a transformação da cidade do Rio de Janeiro.

Por meio de iniciativas dos setores público e privado, o Porto Maravilha será um modelo de bairro inteligente, com zonas residenciais e comerciais, rede de transporte público e infraestrutura de telecomunicações eficientes.

A visão da Cisco, alinhada com a Prefeitura do Rio de Janeiro, é tornar a área do Porto Maravilha um exemplo único, utilizando uma plataforma conectada e serviços inteligentes, permitindo que cidadãos e visitantes se conectem entre si e também se conectem com a cidade e com o Governo.

Os interessados em participar do desafio podem se inscrever em grupos de duas a cinco pessoas, pelo site. É recomendável que os participantes tenham conhecimento em inglês, além de desenvolvimento de software, design de interfaces e gráfico e gestão de negócios. O prazo para inscrição para a primeira fase se encerra no dia 7 de setembro.

Os projetos devem ser elaborados com base na plataforma de IoE e nos dados públicos da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Os participantes serão avaliados com base em vários critérios, como inovação, impacto socioeconômico, viabilidade para implementação em seis meses, sinergia com a tecnologia Cisco, multidisciplinaridade e eficiência do modelo de negócios proposto.