Em paralelo a inauguração de sua concessionária em Jaraguá do Sul (SC), o Grupo Le Monde Citroën desenvolveu uma ação inédita de responsabilidade social: a adoção, restauração e reurbanização da Praça do Imigrante, importante referência turística e cultural do município. “Decidimos presentear a população com a reurbanização de um local mítico, mistura de passado, presente e futuro.
O Grupo Le Monde Citroën, desta forma, dá sua contribuição à família, a cultura e a tradição Jaraguaense”, afirma Nelson Füchter Filho, diretor geral do Grupo Le Monde. Dentro do projeto, a Praça dos Imigrantes foi ampliada em 151,13m², teve seus monumentos restaurados, recebeu reforma e paisagismo (757,99m²).
No Museu do Colonizador – casa estilo enxaimel localizada na praça -, o espaço ganhou pintura interna, foi reorganizado e agora conta com um mapa de identificação de todas as peças do acervo: móveis de quarto, utensílios de cozinha e ferramentas utilizadas na lavoura, por exemplo.
A Praça do Imigrante foi fundada em 18 de dezembro de 1985. A função inaugural, além da preservação da cultura dos colonizadores, era a de Centro de Informações Turísticas. Já à época, a praça exibia um engenho de cana-de-açúcar e uma carroça, mantendo viva a lembrança da vinda dos primeiros imigrantes e seu espírito empreendedor na comunidade. Em seguida foi inaugurado o Monumento do Centenário, de autoria de Georg Paul Junker. Em 1996, a praça recebeu o Monumento à Imigração Húngara.
Agora, com o apoio do Grupo Le Monde, a Praça do Imigrante foi reurbanizada e renovada. Um presente para Jaraguá do Sul.