Premiado como sede da “melhor prova” na última edição da disputa, o Hotel Fazenda Clube de Cãompo – localizado em Itu, interior de São Paulo – recebe neste ano a 7ª etapa do Campeonato Paulista de Agility.
O evento, que é organizado pela Federação Paulista de Agillity, acontece no dia 05/07 – entre às 10h e 16 horas – e reúne os melhores atletas brasileiros do esporte, pois além de definir os finalistas da prova estadual também soma pontos para o Campeonato Mundial de Agility, que será realizado em setembro na Áustria.
Aberto ao público em geral e com entrada gratuita, o campeonato – que contabilizou a participação de 2.500 pessoas em 2008 – espera receber mais de três mil espectadores nas provas deste ano. “Por ser realizado durante o domingo, o evento reúne inúmeras famílias que possuem animal de estimação e são apaixonados por tudo aquilo que envolve o mundo dos cães”, afirma o responsável pelo Clube de Cãompo, o médico veterinário Aldo Macellaro Jr.
Por sua localização, estrutura para a prática do esporte e recepção do público, o Hotel Fazenda sedia as finais do Campeonato Paulista de Agility desde 2003 e recebeu da organização do evento o troféu de “Melhor Prova do Ano” em 2008. O local possui uma área verde com 60.000 m2, e infra-estrutura com arquibancadas cobertas, praça de alimentação, segurança, toaletes e amplo estacionamento gratuito.
Responsabilidade Social
O evento agrega ainda uma ação solidária em prol de uma entidade assistencial da cidade, o Asilo São Vicente de Paulo, mais conhecido como Vila Vicentina. Para participar, público e patrocinadores podem fazer doações de alimentos não perecíveis.
“Em 2008 conseguimos arrecadar uma tonelada de alimentos e esperamos aumentar esse número neste ano”, estima Macellaro. Os animais abandonados também ganham espaço no evento que, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses da cidade, promove uma feira de doação de animais e uma campanha de conscientização em relação à posse responsável. “Acreditamos que é nosso papel levar ao público, além da integração e diversão promovida pelo esporte, algo que possa melhorar a relação entre homens e animais”.
Esporte para cães e donos
Criado na Inglaterra, em 1978, para entreter o público nos intervalos dos campeonatos onde eram realizadas provas de obediência e concursos de raças, o Agility é um esporte praticado por duplas formadas de cão e condutor.
Baseado em provas hípicas, tem por objetivo fazer com que o animal, sendo conduzido por comandos de seu proprietário, percorra um circuito de obstáculos no menor tempo possível e com o menor número de erros.
Considerado um esporte de habilidade, o Agility demonstra o entrosamento entre o animal e o homem. “Durante as provas, o condutor não pode encostar no cão e não pode ter nada em suas mãos”, explica Macellaro. “O cão, por sua vez, não pode estar preso à guia nem usar qualquer tipo de colar”. Se as regras não forem seguidas, a dupla condutor/cão é desclassificada.
O Brasil tem cada vez mais adeptos e se destaca no cenário do esporte por ter conquistado o primeiro lugar em duas categorias no Mundial de 2008. Realizado na Finlândia, o campeonato reunia mais de 400 duplas, de mais de 30 países.