Experiência de Marca

Coca-Cola apresenta acervo na Exposição Olímpica do COB

O evento gratuito conta com mais de 300 itens que marcaram e representam a trajetória dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Peças memoráveis do arquivo da Coca-Cola, o mais antigo patrocinador dos Jogos Olímpicos, fazem parte da exposição interativa “Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte”, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) no Museu Nacional de Brasília.

O evento gratuito conta com mais de 300 itens que marcaram e representam a trajetória dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Na mostra, também patrocinada pela Coca-Cola, estão 36 peças históricas e materiais promocionais autênticos da memorabília olímpica da empresa, apresentados pela primeira vez na Capital do País.

coca-cola_foto_by_josieleprimo

“Essa associação com o COB faz parte do compromisso da Coca-Cola em promover um estilo de vida ativo, estimulando as pessoas a praticarem atividades físicas. Queremos também ajudar a aumentar a visibilidade e aproximar a população do esporte. Com a nossa memorabília em Brasília os visitantes poderão conhecer mais sobre a história olímpica através dessas peças exclusivas”, afirma Flávio Camelier, vice-presidente da Coca-Cola Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Há itens de colecionador, como o cartaz em que o corredor Jesse Owens se refresca com uma Coca-Cola. Owens, que era negro, ganhou quatro medalhas de ouro nos Jogos de Berlim, em 1936, e virou lenda por desmentir na prática a doutrina da supremacia ariana em plena Alemanha nazista.

O corredor Jesse Owens está presente na exposição (Foto: Divulgação/Coca-Cola).
O corredor Jesse Owens está presente na exposição (Foto: Divulgação/Coca-Cola).

Outro destaque do acervo da Coca-Cola é o pôster da nadadora americana Helene Madison, ouro nos 100 e 400 metros livre nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1932, que fez parte da série com os melhores atletas de todos os tempos, promovida pela marca em 1947.

sudhaiusdhdh
Helene Madison está no acervo da marca (Foto: Divulgação/Coca-Cola).

Um clássico dos Jogos de Moscou, em 1980, a garrafa de Coca-Cola foi feita especialmente para o evento, apesar de ter sido boicotado pelos Estados Unidos, ainda por conta das divergências com a então União Soviética.

A verdadeira garrafa foi lançada (Foto: Divulgação/ ).
A verdadeira garrafa foi lançada em Moscou (Foto: Divulgação/Coca-Cola).

Para os visitantes entrarem no clima olímpico, a Coca-Cola terá um espaço de 8m² junto à área educativa, criado pela agência Inflama Rio, onde os participantes poderão experimentar um esporte olímpico: tênis, esgrima, vôlei, canoagem, tiro olímpico e arremesso de disco.

Na brincadeira, o visitante aparecerá na projeção como se estivesse no centro de um estádio olímpico, acompanhado por uma torcida numerosa. A ação de marketing promocional para entreter os visitantes produzirá uma foto para recordação.

O espaço também contará com uma máquina de dança na qual os candidatos a dançarinos deverão mostrar a habilidade nos passos durante uma “batalha” contra outro visitante. O vencedor ganha um brinde da Coca-Cola e será aquele que dançar e acertar o maior número de passos das sequências que surgem na tela.

A Coca-Cola assumiu em 2013 quatro compromissos globais com o objetivo de contribuir para que a população seja mais saudável, feliz e ativa. As iniciativas contemplam a oferta de opções em bebidas baixas e sem calorias em todos os mercados, o fornecimento de informação nutricional transparente e clara na frente das embalagens, o apoio a programas de saúde física para auxiliar as pessoas a ter uma vida ativa e a responsabilidade no marketing, sem dirigir publicidade a crianças menores de 12 anos. Essas diretrizes são adotadas em todos os países em que a Coca-Cola atua.