Experiência de Marca

Coca-Cola faz capacitação de 400 ambulantes no Rio de Janeiro

Com aporte de mais de meio milhão de reais, nova etapa do Coca-Cola dá Um Gás aposta em ações de empoderamento socioeconômico em parceria com iniciativas pública e privadas.


A Coca-Cola Company, como parte da missão de promover iniciativas de impacto social, apresenta o novo programa Coca-Cola Dá um Gás nos Ambulantes, que promove a capacitação de ambulantes, com consultorias personalizadas e aceleramento de negócios. Com apoio do Sebrae e da Aliança Empreendedora, a iniciativa faz parte da nova fase da plataforma Coca-Cola Dá Um Gás No Seu Negócio, HUB de conhecimento gratuito com foco no pequeno varejo alimentício e que tem o objetivo de contribuir com geração de emprego e renda nas comunidades onde a companhia atua.

Cerca de 40 ambulantes se reuniram com executivos da empresa e parceiros de longa data, no lançamento do projeto na sede da Ação da Cidadania. 

“Nosso objetivo como o ‘Coca-Cola dá um Gás nos Ambulantes’ é transformar essas pessoas em líderes de seus próprios negócios e vê-los prosperarem, fomentando sua inclusão por meio do seu potencial produtivo como empreendedor, superando o ciclo crônico de exclusão social. Como uma marca centenária, nosso papel também é usar nossa força convocatória e fomentar o mercado no que tange às soluções de impacto social. Essa é a razão pela qual queremos trazer parceiros comerciais para nossa iniciativa a fim de que, juntos, possamos contribuir para o desenvolvimento da economia local e do futuro desses profissionais”, destaca Katielle Haffner, Head de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil.

Como funciona

Após o sucesso dos programas Empreenda Como Uma Mulher, Meu Negócio é Meu País e Tempero Sustentável, que impactaram milhares de empreendedores do setor de alimentação e bebidas, é a hora de viabilizar o crescimento dos negócios aos ambulantes cariocas, profissionais que movimentam aproximadamente R$ 4 bilhões por ano, nas areias das praias da cidade do Rio de Janeiro, segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS). A maior parte do grupo, porém, ainda não consegue se formalizar e/ou manter seus rendimentos durante o ano.

Para a divulgação da iniciativa junto aos ambulantes do Rio de Janeiro, o Coca-Cola Dá um Gás nos Ambulantes conta com o apoio do Sebrae, parceiro desenvolvedor dos cursos online da plataforma, e parceiros comerciais da companhia. O lançamento do edital e abertura das 400 vagas está previsto para o começo do próximo ano, e o início da jornada com duração de quatro meses, no mês de fevereiro. 

A escolha pelo Rio de Janeiro foi pela forte atuação desses profissionais na cidade, especialmente nas praias, nos estádios de futebol e nas ruas. Teremos um ótimo repertório para aprofundarmos nas histórias e conhecermos melhor a dinâmica de atuação e trabalho que desempenham, sendo este apenas o começo de uma jornada que vamos construindo e a ideia é levar a outras cidades, como fizemos com outros programas dentro da plataforma Coca-Cola dá um Gás no Seu Negócio. Nosso maior objetivo é fortalecer o desenvolvimento dessas pessoas, apoiando o crescimento dos seus negócios”, detalha Katielle Hafner.

Na primeira fase do programa será realizado um diagnóstico de perfil com o público-alvo; na segunda os inscritos no edital serão divididos em grupos de até 70 pessoas, quando iniciam uma capacitação, trabalhando os principais temas que permitirão o fortalecimento dos seus negócios, levantados na fase de diagnóstico, momento de entendimento das dores dos empreendedores, sendo crucial e determinante para personalização do conteúdo desenvolvido pela Aliança Empreendedora, organização que apoia e capacita microempreendedores em vulnerabilidade socioeconômica.

O trabalho da Aliança Empreendedora é viabilizar um apoio customizado a esses profissionais, para que desenvolvam habilidades empreendedoras e competências de gestão, vendas e finanças que fortaleçam os seus negócios, ampliem sua renda e oportunidades dentro das que já têm e de outras que possam viabilizar futuramente”, declara Lina Maria Useche, cofundadora da Aliança Empreendedora.

Para a terceira fase serão selecionados 60 ambulantes que participarão de encontros de aceleração de suas carreiras. A definição do grupo será baseada nos critérios: análise da entrega dos desafios propostos durante a capacitação, engajamento e votação da turma. A quarta fase será marcada pelo aprofundamento dos conhecimentos de gestão financeira, precificação, técnicas de venda e formalização; além de um encontro presencial para troca de experiências e desenvolvimento de habilidades com especialistas da Aliança Empreendedora e convidados de outras empresas. 

Ao final desse processo o grupo será novamente avaliado e sairão 30 finalistas que irão para a quinta e última fase: imersão, no qual receberão uma assessoria adicional e serão conectados aos seus mentores na intenção de aprimorar os conhecimentos adquiridos na formação e treinar as habilidades, além de terem seus negócios acelerados e receberem benefícios exclusivos. 

Quem tem fome, tem pressa

A ONG Ação da Cidadania, fundada pelo sociólogo Herbert de Souza (o Betinho) e que este ano completa 30 anos, é a maior entidade de combate à fome do país. Além de ser palco para a abertura do evento de lançamento do programa, a ONG apoiará os ambulantes que seguirem às primeiras fases do programa, com uma cesta básica mensal por 4 meses, inicialmente. 

Fotos: Divulgação