O Festival de Parintins, espetáculo do folclore brasileiro realizado em plena floresta amazônica, acontece todo ano no último final de semana do mês de junho, e tem o Boi Caprichoso (representado pela cor azul) e Boi Garantido (representado pelo vermelho) se enfrentando para ver quem é o melhor bumbá.
Durante as três noites de festa, a cidade de Parintins, na Amazônia, fica literalmente “rachada” ao meio com placas, postes, casas, tudo pintado nas cores de cada boi, demarcando seus territórios que se dividem no Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes, mais conhecido como “Bumbódromo”, onde as facções se encontram para belíssimos desfiles.
A paixão pelo espetáculo é levada a sério: quem usa vermelho, nem quer saber de azul e os azuis enxergam no vermelho a cor do “cão”. Até as notas dadas pelos juizes são registradas em caneta verde e é terminantemente proibido pronunciar o nome do adversário, sendo apenas chamado de “o contrário”.
De alguns anos pra cá, a festa tomou proporções internacionais e grande empresas estão patrocinando o evento, entre elas a Coca-Cola. Porém, a marca de refrigerante encontrou um problema seríssimo de ordem diplomática: os seguidores do Caprichoso não consumiam a Coca-Cola pela cor vermelha, que em suas cabeças dava total conotação à turma do Garantido. Isso começou a causar problemas para a Coca-Cola, pois os caprichosos deixaram de consumi-la e caíam nas graças da eterna rival Pepsi que, coincidentemente, é azul, mesmo com todo o material de divulgação dar crédito para as duas cores.
O problema exigia medidas drásticas, que acabou culminando na regionalização da comunicação de um produto que tem uma comunicação mundial: em decisão inédita e única em mais de 100 anos da empresa, a Coca-Cola lançou a sua lata na cor azul.
Com autorização da matriz em Atlanta – EUA , para não perder market share para a concorrente, são feitas as latas azuis, azul e vermelha (meio a meio) e as normais vermelhas.
E não somente a cor, mas toda a divulgação visual passou por uma mudança radical também. Uma amostra de como o produto e/ou o marketing precisam se regionalizar para vender e isso incide diretamente no logotipo, na identidade visual que a empresa possui.
Um detalhe interessante: repare que o azul que a Coca-Cola usa é um tom claro. Claramente uma escolha proposital, pois a Pepsi usa um tom de azul mais forte. Mesmo usando a mesma cor do concorrente, busca-se a individualização na mente do consumidor.
Outras empresas que patrocinam o evento tomaram decisões parecidas com a da Coca-Cola, como TIM, Bradesco e Kaiser e também lançaram produtos com ambas as cores para agradar os “Bois”.