A DHL, companhia do setor de logística, mobilizou suas três divisões no Brasil (Global Forwarding, Express e Suppy Chain) para a construção de oito casas populares para famílias carentes da comunidade de Olaria, no bairro do Morumbi em São Paulo.
A ação de marketing sustentável faz parte de uma parceria com a ONG latino-americana Teto, cujo foco de atuação é a construção de moradias para pessoas de comunidades carentes que ficou conhecida pelo desenvolvimento de uma metodologia de construção rápida e barata de casas populares.
Nessa parceria, a Teto entra com o conhecimento técnico e o relacionamento com comunidades carentes e o parceiro privado entra com recursos e mão de obra voluntária para a construção das casas.
Por meio deste sistema, a Teto construiu mais de quatro mil moradias e mobilizou 610 mil voluntários em toda a América Latina, região na qual a DHL e a ONG já desenvolveram diversas atividades conjuntas. Desde 2012, quando a DHL iniciou a parceria com a Teto no Brasil, 46 casas já foram construídas.
Em 2015, tomaram parte da iniciativa no Brasil 80 colaboradores da DHL, de cargos e posições variadas, todos voluntários. Há, inclusive, uma fila de pessoas que se candidataram a participar.
Com o suporte da Teto, os voluntários da DHL foram orientados para construção das casas de madeira e houve um processo de aproximação com a comunidade agraciada. A casa construída é simples, com um dormitório, mas oferece mais dignidade. Os moradores agraciados possuem baixa renda e vivem em condições precárias de habitação.