Com inscrições vindas até de fora do Estado, começou no dia 19/08, a escolha dos dez espetáculos artísticos que participarão do quinto Festival Amazonas de Dança (FAD), evento promovido pela Secretaria de Estado da Cultura.
Este ano, 22 grupos se inscreveram para participar da seleção, que será feita por uma curadoria.
De acordo com o presidente da Associação dos Profissionais de Dança do Amazonas (Aprodam), Augusto Domingos, a curadoria que irá selecionar os espetáculos será formada por Wanderleia Dimas Barbosa, representante da dança local; Carmem Lucia Meira Arce, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); e o curador convidado Agesandro Rêgo, que vem de Macapá.
Em Manaus, as apresentações acontecem nos dias 30 e 31/08, com cinco espetáculos de dança por noite, no Teatro Amazonas. E entre os dias 04 e 07/09, elas acontecem na quadra municipal de Novo Airão. “Além de escolher os participantes, a curadoria ainda vai decidir a ordem das apresentações nos dois municípios”, afirmou Augusto Domingos.
Ainda segundo Augusto, os espetáculos selecionados deverão ter a duração de dez minutos para a apresentação em Manaus e 20 minutos para as apresentações em Novo Airão. “Fora da Capital, os grupos terão mais tempo de apresentação, o que será um benefício a mais para a população”, completou o presidente da Aprodam.
Domingos ressaltou ainda os critérios de avaliação que serão utilizados pelos curadores. “Eles terão como critérios de avaliação a qualidade técnica, o conteúdo artístico, a criatividade, o conteúdo original, qualidade de movimentos, figurino, roteiro, concepção e adequação técnica dos espetáculos aos espaços disponibilizados pelo Festival”, disse.
Ele reforçou ainda que o DVD contendo a gravação do espetáculo inscrito pelo grupo não deve conter cortes ou edições para análise da comissão de seleção, que terminará na próxima quarta-feira (21/08).
Além dos espetáculos, em Novo Airão, será realizada ainda uma programação acadêmica que visa a difusão da dança no Interior do Amazonas. Serão oferecidas seis oficinas para 30 alunos cada, todas gratuitas, com temas que vão desde a dança de salão até danças livres e urbanas.
As oficinas serão realizadas no Ginásio Poliesportivo Luiz Jorge da Silva (Ferrari), no Centro da cidade. As inscrições podem ser feitas no dia 04/09, no local. Podem participar pessoas a partir de 11 anos de idade.