A linha Comfort Boom ganhou uma nova experiência imersiva, que faz com que você — em termos bem resumidos — consiga “ouvir cheiros”. A explicação é mais simples do que parece.
A imersão sensorial da Comfort vem para promover a linha de perfumes amaciantes Comfort Boom, após várias ações de sucesso durante o Baile da Vogue, o Bloco do Tiktok e uma fantasia que liberou perfume na avenida no Carnaval 2025. A ideia é reforçar a liderança da empresa no fornecimento de produtos que igualem performance com as sensações agradáveis da maciez de um tecido recém-lavado e o seu cheirinho de perfume.
Entendo como a experiência de Comfort faz você “ouvir cheiros”

A ação inédita foi convenientemente chamada de “Escuta esse Perfume”, e consiste de um experimento sensorial feito pela Comfort em parceria com a Cycor Cibernética, dona da tecnologia Scents by Sounds (traduzindo: “Cheiros por Sons”).
A medida pode parecer extremamente complicada, mas seu entendimento é mais simples do que parece: usando princípios neurocientíficos da Física, a tecnologia usa uma assinatura aromática transformada em arquivo de áudio. Esse arquivo é inaudível no sentido prático, então você não vai ouvi-lo da mesma forma que ouve uma música pelos fones de ouvido, por exemplo.
O que ele faz, na verdade, é interagir com o cérebro por meio de indução magnética, estimulando a área que faz nós percebermos odores.
Em termos práticos: um arquivo .mp3 que você pode “ouvir” como na forma de “cheiros”.
“Desde o início de nossa trajetória com Comfort Boom, buscamos ir além da perfumação tradicional, criando experiências que conectam emocionalmente as pessoas com a marca. A ação ‘Escuta esse Perfume’ é a materialização dessa proposta inovadora, levando Comfort Boom a novas dimensões e proporcionando aos brasileiros uma vivência única, que vai muito além do olfato, e se insere perfeitamente nos temas e tendências do momento”, destaca Mariana Gonçalo, Diretora de Marketing de Comfort.
Experiência de “ouvir cheiros” de Comfort tem base científica bastante estudada

O princípio da experiência de Comfort é o de usar a chamada sinestesia para gerar sensações nos consumidores da marca.
Segundo o Centro Nacional para Informação da Biotecnologia (NCBI), “sinestesia” é uma “condição onde o estímulo presente dentro de uma modalidade sensorial espontaneamente desperta sensações em outra modalidade não relacionada.”
Especialistas tendem a dividir essa condição em diversas subcategorias. Por exemplo, a sinestesia cromestética faz com que pessoas enxerguem cores ao ouvir certos tons musicais, enquanto a sinestesia grafema-cor faz com que alguém enxergue uma cor ao ver um número — letra A sempre ser vermelha, mesmo que impressa em um papel preto-e-branco. Há ainda casos mais incomuns, como pessoas que sentem sabor de chocolate ao olharem para uma cadeira.
No entanto, o que se mostra uma condição de sobrecarga sensorial em nosso cérebro pode ser usado pelas marcas para criar estímulos mais específicos e direcionados: a Comfort, dona dessa experiência, cita um estudo com 427 pessoas, no qual 76% dos participantes relataram sentir o cheiro gerado, enquanto 24% não apresentaram percepção.
A marca informou que vai divulgar um vídeo da ação, além de levá-la aos cinemas, antes da sessão do filme começar, em salas do Cinemark, Kinoplex e Cinépolis, entre hoje (24) e 7 de maio.