Conhecida principalmente por seus eletrodomésticos e produtos de consumo, a Panasonic está conquistando cada vez mais espaços públicos.
Durante anos, a empresa de tecnologia manteve uma grande presença nos parques temáticos, criando experiências imersivas para destinos como o Disney’s Hollywood Studios no Walt Disney World Resort, onde seus projetores dão vida a Mickey e Minnie.
Mas, recentemente, a marca expandiu seu alcance, trabalhando com locais, museus e cidades para projetar eventos e experiências cativantes. Durante a CES deste ano, que terminou no sábado em Las Vegas, a Panasonic anunciou uma parceria de cinco anos com a AREA15 , um complexo de entretenimento, varejo e restaurantes de 200.000 pés quadrados em Las Vegas, especializado em eventos ao vivo, ativações imersivas e instalações de arte.
Como parte do acordo, a empresa fornecerá desenvolvimento de software, engenharia, design de projeção, suporte de qualidade de show, projetores e muito mais para ajudar o local a construir experiências visuais de 360 graus.
“Vimos o aumento nesse espaço imersivo antes mesmo da pandemia”, diz Joe Conover, gerente estratégico de soluções de entretenimento temático da Panasonic, acrescentando que a pandemia não interrompeu as conversas sobre o desenvolvimento de experiências imersivas. “Na verdade, acho que todos tiveram um momento para fazer uma pausa, para reavaliar o que queriam trazer para seus convidados e para o público. E algumas dessas conversas em 2020, durante a pandemia, foram algumas das mais ponderadas que tive porque as pessoas estavam realmente dedicando um tempo para pensar e fazer algo diferente.”
Veja também: Canal exclusivo do Promoview mostra ativações ao redor do mundo
Inaugurado em setembro de 2020, o AREA15 aparentemente desafiou as probabilidades, sendo lançado durante um período em que os locais estabelecidos lutavam para sobreviver. A Panasonic iniciou sua parceria com o espaço na primavera de 2021. A primeira experiência na AREA15 usando os projetores da marca foi Van Gogh, a experiência imersiva , uma exposição que imergiu os visitantes nas obras do artista por meio de projeções digitais em 360 graus, uma experiência de RV e um show atmosférico de luz e som. Além disso, os projetores da Panasonic são capazes de fornecer cenários sob medida para apresentações de teatro, concertos de música, eventos corporativos, festas privadas e muito mais realizadas no complexo.
“AREA15 percebeu que, para fazer um show totalmente flexível e fazer tantos shows quanto eles quisessem fazer em um determinado período de 24 horas – eles podem ter a experiência Van Gogh e depois recorrer à experiência Klimt algumas horas mais tarde e à noite têm alguns de seus próprios conteúdos onde eles estão mostrando ‘Rated Red’, que é o tipo de show burlesco deles – eles estavam procurando por alguém com quem realmente colaborasse que pudesse fornecer suporte e serviços com qualidade de show, todas as coisas que precisam ser feitas para alcançar um verdadeiro espaço de entretenimento”, diz Conover.
Quanto ao futuro, Conover menciona o crescente interesse geral de investimento em tecnologia e experiências imersivas, acrescentando que acredita que a próxima fase será a interatividade. “Como interagimos com a experiência comunitária? No momento, tende a ser um ambiente estático ou de passagem. Acho que veremos rapidamente no próximo ano o avanço para recursos mais interativos, onde o público pode ajudar a ditar ou a multidão que está recebendo suas emoções pode mudar a narrativa da história ou mudar a história em sua totalidade ou mudar o desfecho da história”.
Ele também diz que o conceito de espaços imersivos está sendo verticalizado. “Quero uma sala de conferências imersiva, se for uma corporação. As casas de culto são um grande parceiro da Panasonic e estão procurando imersão. Se você pode educar as pessoas, então vamos educar os alunos em um ambiente imersivo. As oportunidades se multiplicam se olharmos para o futuro.”