Experiência de Marca

Como ficará o PDV na Páscoa?

Em evento realizado no Dia do Consumidor, as principais empresas do setor mostraram o que estará disponível nos supermercados e lojas especializadas.

Na comemoração do “Dia do Consumidor”, (15/03), a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados – Abicab realizou a edição 2011 do Salão de Páscoa, em São Paulo, que apresenta os lançamentos das principais indústrias no período. Assim como ocorreu no passado, as empresas apostaram em ovos que trazem os principais personagens infantis, além de produtos sem adição de açúcar e com baixas calorias e sem lactose.

No evento, realizado em um hotel nos Jardins, área nobre de São Paulo, as principais empresas do setor mostraram o que estará disponível nos supermercados e lojas especializadas.

Segundo os organizadores do salão, 80% dos produtos são lançamentos. “Esse é o único momento do ano em que podemos desbundar”, brincou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), Getúlio Ursulino Netto.

Entre as novidades está a Caixa Amarela da Garoto. Com 400 gramas, ela tem a embalagem feita de chocolate. Outro destaque da marca é o Mesclado: um ovo ‘de luxo’ que é resultado da mistura de chocolates ao leite e branco.

Na disputa pelo consumidor, a Arcor inovou ao fazer camisetas do São Paulo e do Corinthians de chocolate. Torcedores de outros times, como Santos, Grêmio e Flamengo, também foram “homenageados”: ovos de chocolate ao leite em formato de bola, com flocos crocantes.

A Nestlé transformou em ovo um de seus carros-chefe: o Suflair. O doce aerado é uma das apostas da marca, ao lado dos ovos Alpino Dark e Alpino Milk. A Cacau Show leva para suas mais de mil lojas ovos trufados e especiais, como o Explosivo, que estoura na boca.

O Ouro Branco, um dos bombons mais famosos da Lacta, ganhou uma versão gigante, de 420 gramas. Já o Dan Top, conhecido marshmallow coberto por chocolate, faz sua estreia com um ovo com esses doces em miniatura. A novidade, porém, estará disponível apenas em comércios de São Paulo e do Rio.

Entre os bolos pascais, a Bauducco e a Village trazem colombas recheadas de frutas, chocolates e trufas.

Brinquedo no recheio

Outra aposta das empresas são os brinquedos. A campeã nesse quesito foi a Top Cau, que traz brinquedos até em ovos pequenos. “Temos surpresas em ovos de 80 gramas, como os da linha Princesas, e até em ovinhos do Toy Story”, disse a gerente de marketing da marca, Alais Fonseca.

Neste ano, a empresa trabalha com 18 licenças, incluindo Ursinho Pooh, Senninha, Monstros S.A. e Bob Esponja. Segundo Alais, colocar brinquedos até em ovos pequenos tem como meta atingir a classe C. “Às vezes, as pessoas não têm dinheiro para um ovo de 160 gramas, então elas podem comprar os de 80 gramas e terão um brinquedinho.”

A Village aproveita o Scooby-Doo para alavancar suas vendas. Ovos com o desenho do dogue alemão da Hanna Barbera trazem em seu interior piões e ioiôs. Entre os 25 milhões de unidades fabricadas para esta Páscoa, dois milhões a mais que no ano passado, a Lacta reserva boa parte para ovos com brinquedos de Bem 10, Hot Wheels, Shrek e Homem Aranha.

No decorrer da semana Promoview apresentará posts mais detalhados do que algumas das principais marcas estão preparando para a Páscoa 2011.