Experiência de Marca

Como as marcas de fora dos E-sports estão criando estratégias para o universo gamer?

Descubra como empresas que não fazem parte do ambiente natural dos games estão apostando cada vez mais alto nesse segmento.

O mercado de eSports gera, nos dias atuais, bilhões de dólares a cada ano e, de acordo com o relatório global que a Newzoo publicou em 2021, atingiu US$ 180 bilhões de faturamento. Com isso, o investimento em games também mostrou um grande aumento, pois em um relatório da Pesquisa Games Brasil (PGB) de março de 2022, mais de 70% dos brasileiros revelaram ter o costume de jogar jogos eletrônicos, com 50% se declarando do gênero feminino, além de mais de 25% com idade entre 20 e 24 anos.

O mercado brasileiro de games e eSports teve um movimento, apenas em 2022, de R$ 7 bilhões. A PwC, em sua Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia, fez uma estimativa em que apontou que essa quantia pode duplicar nos próximos cinco anos, alcançando a cifra de R$ 13 bilhões em 2026.

A-Newzoo também aponta que, no mundo inteiro, o faturamento da indústria, que foi de US$ 184,4 bi em 2022, atingirá US$ 211,2 bilhões em 2025.

Atualmente, o crescimento anual é de 27,4%. Em 2021, o Brasil passou o México como o maior mercado da América Latina e, em 2026, vai representar 47,4% da receita total na região.

Por conta do crescimento no mundo e no Brasil, o mercado de eSports criou uma grande oportunidade para marcas estreitarem cada vez mais os laços com um público cheio de paixão, que se envolve no meio, está sempre em um momento de lazer, bastante propício para ações de comunicação. 

Realmente, todas as marcas, das mais diversas áreas, têm se apropriado desse universo em suas campanhas e ações. No mundo dos eSports, elas se dividem em dois grupos, que são as endêmicas e não-endêmicas. 

As marcas endêmicas se encontram em seu ambiente natural no mundo dos jogos eletrônicos. São marcas que produzem todos os tipos de equipamentos e acessórios utilizados nas partidas, desde computadores até monitores, mouses, headphones, teclados e pedais, além dos estúdios de softwares e games, operadoras de internet e 4G.

Por outro lado, marcas não-endêmicas são as que não fazem parte da cadeia de eSports, mas despertam o interesse das pessoas que são fãs desse universo. Tais empresas não precisam necessariamente criar produtos para os gamers, de modo que é possível uma empresa se beneficiar com qualquer produto ou serviço que esteja inserido no cotidiano do público amante de e-sports.

Casas Bahia

A Casas Bahia é uma das marcas não-endêmicas que têm se aproximado bastante do universo gamer com ações ao lado de streamers e com a própria participação do CB, brand persona da varejista, em competições de e-sports.

O CB, brand persona e digital influencer de Casas Bahia, nasceu com a missão de tangibilizar o novo momento da marca. Ele é a “nova Casas Bahia” em pessoa, uma marca que está cada vez mais digital, inovadora, mas que continua próxima e acessível para todos. Com ele, a varejista com mais de 60 anos de mercado se aproxima da nova geração de consumidores. O CB consegue transitar por diversos temas, desde sustentabilidade, tendências no universo gamer, brincadeiras que estão no imaginário popular e até o gênero musical mais bombado da atualidade: o Kpop. O CB está no top 3 de influenciadores digitais com o maior número de seguidores no mundo, tem o maior em engajamento do setor nas redes sociais e comanda várias live commerces de Casas Bahia”, revelou Flavia Laginha, gerente executiva de marketing da Via.

De acordo com a executiva, essa estratégia aproxima a Casas Bahia da Geração Z, ao permitir à marca ingressar em um ambiente que até então tinha pouca penetração.

Em 2021, a varejista anunciou o streamer Nobru como Head Criativo de Games da Casas Bahia. Desde aquela época, uma série de ações começaram a ser criadas para conectar a marca ao universo de games, entre elas a transformação do CB no primeiro personagem virtual a ser um streamer gamer do metaverso. Esses foram os pontapé iniciais de uma jornada que, apesar de recente, já é repleta de ativações de sucesso.

Desde o começo da parceria com o Nobru até a estreia como streamer, o CB teve participações em diversos projetos gamers como porta-voz da Casas Bahia. O avatar recebeu o Gorila, streamer do Fluxo, para jogar em um formato até então inédito de live no metaverso através do TikTok. Em setembro de 2022, os influenciadores jogaram uma partida de Free Fire ao mesmo tempo em que conversavam sobre o cenário gamer e suas estratégias nos jogos on-line.

Desde o anúncio do Nobru como Head Criativo de Games, crescemos mais de 800 mil seguidores só no Instagram, um público mais conectado com as novidades do cenário gamer. Tivemos também conquistas expressivas desde que o CB se tornou o porta-voz da marca e a cara do segmento de games. Fechamos 2022 com um crescimento de 65% no engajamento total absoluto da marca nas redes sociais, comparado com 2020 antes do nosso reposicionamento. E, o que é ainda melhor, a saúde geral da marca saltou de 56% em 2020 para 80% em 2022”, completou Flavia.

O influencer digital da Casas Bahia foi um dos protagonistas do projeto do ano passado com “Ninext pelo Mapa”, criado pelo influenciador Nino Pavolini. Nessa parceria, o CB passou a integrar o projeto ao lado de Nino em partidas de Call of Duty com grandes nomes do futebol, incluindo o Vinicius Jr.

Alguns dias depois, foi realizada a Final da LBFF, a Liga Brasileira de Free Fire. O torneio, que contou com a presença dos principais times do Brasil, teve a participação especial do CB, que além de interagir com o público e comentar as partidas, anunciou ofertas exclusivas para os gamers que acompanhavam a transmissão ao vivo.

A rede varejista também realiza eventos com foco no universo gamer. A primeira edição do Festival Gamer aconteceu em fevereiro de 2022 na Casas Bahia Marginal Tietê, em São Paulo, e desde então sempre traz novos eventos dentro da loja conceito em São Paulo.

Só que a consagração da unidade como verdadeiro point gamer ocorreu em novembro, quando a loja recebeu o lançamento do jogo “God Of War: Ragnarök” no Brasil. Em uma noite, mais de 1,5 mil fãs do universo gamer compareceram à loja para garantir o produto em primeira mão, além de ganhar brindes exclusivos de marcas parceiras e interagir com os dubladores do jogo que estavam no local.

A Casas Bahia Marginal Tietê tem uma Arena Gamer, simuladores de corrida, computadores com jogos gratuitos e se tornou a primeira loja da América Latina a expor o Mega Cubo Digital Gamer da Intel.

O próximo evento gamer da Casas Bahia já tem data marca. No dia 18 de março, a unidade promove mais uma edição do festival gamer CBPlayers. Das 12h às 21h, serão realizados campeonatos de Fifa e Valorant, onde os clientes terão a oportunidade de testar os games, além de interagir com cosplayers e influenciadores como Evelynn (@evelynmackus) , Giovani Japex e Tawna 

Nissin/Cup Noodles

A Nissin, por meio da Cup Noodles, é outra marca que tem se aproximado bastante do universo gamer com ações em eventos como Brasil Game Show e CCXP. Cada vez mais conectada ao universo gamer, a marca de macarrão instantâneo no copo vem participando de diversas ativações para o público jovem e geek.

Esses grupos adotaram o Cup Noodles como marca parceira em busca de uma refeição prática e tempo para seus afazeres, uma vez que em poucos minutos é possível preparar um prato saboroso e consumi-lo em qualquer lugar, além de conseguirem jogar sem sujar as mãos.

Em sua quarta edição como o macarrão instantâneo oficial da Brasil Game Show, que foi realizada de 6 a 12 de outubro em São Paulo, a marca levou todo seu sabor e praticidade para a maior feira de jogos da América Latina através de experiências interativas com o público.

Na BGS 2022, a Cup Noodles surpreendeu o público com um estande gamer em formato de labirinto, chamado “Cup Maze”, e um capacete Cup Noodles desenvolvido especialmente para o evento.

Já na CCXP 2022, que foi realizada entre os dias 1º e 4 de dezembro, em São Paulo, a Cup Noodles esteve com uma ativação imperdível para divertir os visitantes do evento, além de colocar em prática uma collab inédita com os artistas do Artists’ Valley, um espaço onde quadrinistas, ilustradores, coloristas e roteiristas, entre outros, apresentaram seus trabalhos e tiveram contato direto com os fãs. 

Ao todo, seis ilustradores trouxeram suas visões sobre o Cupverso de um jeito inovador em um filme com muitas surpresas. No fim da animação, houve uma impressionante ilustração produzida pela Dall-E, uma ferramenta de inteligência artificial.

Durante a CCXP, a Nissin também contou com um espaço de ativação cheio de obstáculos similar ao da BGS, para quem esteve no festival se divertir usando o cobiçado capacete de Cup Noodles.

Cup Noodles é um produto prático e fácil de fazer e, por isso, acreditamos que o público gamer é muito importante para a marca. Falamos com os gamers e geeks já há muitos anos, seja através de comunicação, produtos novos, promoções ou eventos. Sobre estes eventos em particular, participamos da BGS e da CCXP desde 2017, sempre buscando estar mais próximo desse público e construir um relacionamento de duas mãos, para garantir que eles possam ter mais contato com a marca e também para que a gente possa sempre entender mais sobre o que eles curtem e como podemos deixar a vida deles mais fácil e os dias saborosos”, disse Lia Fukuda, gerente de marca da Nissin Foods do Brasil.

Além dos eventos, temos frentes de comunicação e promoção focadas nesse público. Temos o nosso time de micro influenciadores, o Team Cup Noodles, que é formado por um público bem diverso de gamers, geeks ou otakus. É um grupo de cerca de 60 pessoas que estão em relacionamento direto com a gente em um programa que não visa apenas divulgar produtos, mas também dar dicas e workshops virtuais rápidos para desenvolvê-los dentro das frentes que eles mais curtem.Seguimos, continuamente, aumentando o engajamento com esse público e acompanhamos diferentes medidas para avaliar resultadosNa CCXP, por exemplo, mais de 6,7 mil pessoas participaram da nossa ativação no evento e foram distribuídos 8 mil capacetes de Cup Noodles, nosso brinde oficial”, concluiu Fukuda.

Heineken

A Heineken 0,0 tem se aproximado bastante do universo gamer com ações em eventos como a Fórmula 1 e com o Player 0,0. 

A marca patrocinadora global da F1 e seis vezes naming rights da etapa brasileira em Interlagos, com o objetivo de amplificar ainda mais toda a atmosfera da mais importante categoria de automobilismo do mundo, desenvolveu uma estrutura física própria inédita para o Fórmula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2022.

Com o nome Heineken Village, o espaço de 3,3 mil metros quadrados de área construída, em formato de estrela, conta com experiências exclusivas e proporciona uma visão privilegiada de aproximadamente 70% do circuito.

Entre várias outras atrações, na área central, as estações Player 0.0 contam com simuladores em que os visitantes podem participar de competições do game F1 2022. Já o Player 0,0 é um campeonato de corrida que também usa o jogo oficial da Fórmula 1.

Na edição de 2022, através de duas corridas classificatórias, nos dias 26 de outubro e 4 de novembro, os nove consumidores selecionados na primeira etapa competiram com Victor Mucedola, campeão do ano passado, além dos pilotos profissionais Tony Kanaan, Bia Figueiredo e Pietro Fittipaldi e os streamers Ale Maze, Gabi Cattuzzo, Cerol, Andreza, Sher Machado, O Estagiário e Baiano, que fizeram parte do grid de 20 carros.

Os dois consumidores que atingiram a melhor pontuação, somando as duas corridas, junto com o melhor piloto e melhor streamer foram classificados para a final, que foi realizada em 13 de novembro e foi transmitida diretamente do Heineken Village.

No ano passado, a Heineken 0.0 anunciou o patrocínio a uma das ligas mais acompanhadas do país, o Campeonato Brasileiro de League Of Legends (CBLOL) e a Ignis Cup, a Primeira Chama, sendo o primeiro circuito voltado exclusivamente para o cenário feminino do MOBA da Riot Games no Brasil.

A lista de parcerias firmadas pela marca não parou por aí. Ainda em 2022, a marca trouxe para o seu squad o maior streamer do Brasil, Alexandre Borba, conhecido como Gaulês, tornando a Heineken 0.0 a cerveja oficial da Tribo.

A Heineken 0.0, assim como a marca-mãe, busca estar presente em momentos de celebração e sabemos que os jogos online são um importante canal de socialização, por isso queremos estar lá, conversando com nossos consumidores e oferecendo experiências inesquecíveis. As ações que temos feito se alinham com o DNA pioneiro e aspiracional da marca, e tem como objetivo principal ativar novos pontos de contato com público, desenvolvendo as mensagens de consumo responsável e performance, uma vez que a Heineken 0.0 é uma cerveja zero álcool e não impacta no desempenho ao ser consumida. A marca é patrocinadora global da Formula 1, então faz muito sentido a idealização do campeonato Player 0.0 que teve diversas etapas online e uma grande final presencial no Autódromo de Interlagos durante a Fórmula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo no último ano”, declarou Igor de Castro Oliveira, gerente sênior da marca Heineken 0.0 no Brasil.

Sabemos que a conexão da Geração Z com o mundo dos games é forte, mas pessoas de todas as idades jogam. Estarmos inseridos no universo dos games nos permite criar novas experiências de marca relevantes para os consumidores e competidores, assim como amplifica nossas mensagens a um público atento e engajado. Estamos felizes em participar da comunidade, nos juntar aos players e espectadores e celebrar momentos de socialização importantes ao lado deles.”, concluiu.