Uma pesquisa da Virgin Pulse, empresa especialista em serviços para qualidade de vida de profissionais, mostra que boas relações com o chefe e demais colegas tornam funcionários mais engajados.
Segundo o estudo, a relação entre o empregado e seu gestor é um ponto chave na qualidade do clima organizacional e na motivação da equipe. Mais de 60% dos respondentes da pesquisa afirmam que o relacionamento com o empregador impacta seu foco ou sua produtividade no trabalho e 44% dizem que ele impacta positivamente em seus níveis de estresse.
Foto: Reprodução/Google.
Esta e diversas outras pesquisas confirmam a importância de se ter um clima amistoso entre gestores efuncionários. Muitas empresas já perceberam tal diferencial e estão investindo mais na gestão humanizada de pessoas.
Confira, abaixo, dicas com as principais técnicas que essas grandes empresas e seus gestores estão aplicando para criar e manter uma boa relação entre gestores e funcionários.
Para as Empresas
Primeiramente, é necessário que fique bem claro, tanto para os gestores quanto para os funcionários, que a empresa dá muita importância ao bom ambiente entre os diferentes colaboradores que trabalham nela. Estabeleça desde o primeiro instante um protocolo claro entre empregador e empregado quanto a relacionamentos e comunicação no local de trabalho.
É importante estabelecer regras claras e padronizá-las num manual a ser disponibilizado como referência para todos os funcionários. Quando as regras do ambiente de trabalho são claramente estabelecidas, se for necessário se utilizar de qualquer medida disciplinar, esta poderá ser tomada sem a frequente tensão de mal-entendidos, uma vez que os funcionários já têm conhecimento de como agir e quais consequências terão se faltarem às regras pré-estabelecidas.
Outra ação primordial neste processo é realizar pesquisas periódicas de modo a ter uma ideia mais concreta do ambiente de trabalho da sua empresa e de quais os pontos em que estes gostariam de ver melhorias. Aplique algumas das medidas e sugestões fornecidas e que considere ser uma boa alternativa para melhorar a atmosfera de trabalho e, consequentemente, a produtividade de cada funcionário e da própria organização.
Vimos em post recente que o grande causador de estresse e desmotivação no trabalho é a falta de reconhecimento. Portanto, pense também na importância de ações de incentivo específicas para combater tais males e saiba reconhecer e recompensar um bom comportamento por parte dos funcionários e não apenas tomar medidas frente os maus exemplos.
Nesse sentido, campanhas de incentivo podem ser uma excelente solução para gerar este comportamento positivo que irá engajar os colaboradores a se esforçarem para cumprir as metas estabelecidas, por meio da competitividade saudável e do trabalho em equipe.
Para os Gestores
Falar menos e ouvir mais, sem dúvida nenhuma, é uma das principais questões a serem trabalhadas por gestores atualmente. Um líder sempre gosta de ter a palavra para si, pois, é responsabilidade dele guiar ocaminho a ser seguido pela equipe. No entanto, isso não quer dizer que ele precisa falar mais do que ouvir. Seus funcionários podem ter ideias diferentes e que são melhores do que as suas. Seja humilde, escute, considere, aplique e reconheça as ideias de outras pessoas.
Outro importante tópico a ser trabalhado é a disponibilidade dos gestores em relação aos seus funcionários,pois a ausência é um dos grandes fatores que prejudicam a relação entre gestores e colaboradores. Não estar presente quando a sua equipe precisa pode diminuir a sua influência, fazendo com que seus subordinados o trate apenas como aquele que não sabe muita coisa sobre o que está acontecendo, mas que sempre quer dizer o que precisa ser feito.
Esteja sempre presente para acompanhar sua equipe e seus projetos a fim de tirar dúvidas e dar feedbacks sobre os trabalhos realizados. Em contrapartida, é importante ser firme quando necessário, mas de modo que não seja ríspido, mal-educado ou desrespeitoso, essas são as principais medidas para ser um grande líder e manter o bom relacionamento com seus funcionários. Quando precisar chamar a atenção de um colaborador, primeiro procure saber tudo sobre o assunto, evite julgar e procure ajudar.
Por fim, explore as ações que sua empresa se utiliza para gerar motivação nos colaboradores, pratique técnicas de coaching para maximizar os resultados de tais ações e seja um líder capaz de ter uma boa relaçãocom seus funcionáriose também motivá-los para os melhores resultados.