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Competitividade no turismo é discutida no CNT

“Sem um amplo debate sobre a competitividade, o turismo no País não vai avançar, independente de qualquer estratégia de marketing promocional”, defendeu Flávio Dino, presidente da Embratur.

A participação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), na reunião do Conselho Nacional de Turismo, realizado no dia 31/07, em Brasília (DF), teve o objetivo de atualizar os mais de 70 conselheiros de instituições públicas e entidades privadas do setor do turismo sobre as ações da Embratur, e levantar questões relevantes para serem discutidas no setor.

“Sem um amplo debate sobre a competitividade, o turismo no País não vai avançar, independente de qualquer estratégia de marketing promocional”, defendeu Flávio Dino, presidente da Embratur.

Embratur no Conselho Nacional de Turismo (Foto: By Ascom).

O presidente fez um breve panorama do momento que o turismo no País passa. “Já percorremos metade da agenda de megaeventos e até aqui, tivemos movimentação econômica superior aos investimentos públicos e boa projeção de imagem internacional, apesar dos problemas superamos nossas expectativas”.

Sobre as ações promocionais, Dino destacou o reforço da realização de eventos próprios, entre eles  a nova etapa do Goal To BrasilEncontros Brasileiros, que terá três edições ainda em 2013 e mais seis em 2014.

Além disso, explicou sobre o novo formato para patrocínio que a Embratur está implementando para realizar parceria com a iniciativa privada. Como exemplo, Dino citou o Brazilian Film Festival, que acontecerá em diversos países, além de uma ação em parceria com a Latam, que irá trazer 80 profissionais estrangeiros para conhecer o Brasil.

Para finalizar, Dino levantou a competitividade como assunto de primordial importância para que o turismo no Brasil cresça. “É necessário discutir formas de promover a concorrência, analisar o que pode melhorar na regulação e buscar caminhos para desonerar o setor”.

A abordagem do presidente da Embratur sobre a questão da competitividade foi endossada pelo diretor do Sindicato Nacional de Parques Temáticos e Atrações Turísticas (Sindepat), Alan Baldacci.

“Recentemente,  o Beach Park lançou uma nova atração, que custou cerca de R$ 15 milhões, um dos maiores investimentos já feito em atração no Brasil. Mas isso só foi possível com a aprovação do governo para isenção de imposto de importação”, disse Baldacci.