O Lide – Grupo de Líderes Empresariais – realizou no último final de semana o nono Fórum de Marketing Empresarial no Hotel Sofitel Jequitimar, em Guarujá (SP).
Mais de 300 convidados das áreas de comunicação e marketing debateram temas atuais do setor sob a curadoria de Marcos Quintela, presidente do Grupo Newcomm e do Lide Comunicação; Armando Ferrentini, presidente da Editora Referência; e Adonis Alonso, jornalista e presidente da Criatix Comunicação.
A grande novidade deste ano foi o Lide Talks. Apresentado no sábado, o formato trouxe seis encontros intimistas, interativos e dinâmicos, abordando assuntos da atualidade. Em "A Era da Fake News", o diretor-executivo do Estadão, Flavio Pestana, e o vice-presidente de Marketing do McDonalds, Roberto Gnypek, abordaram desde a responsabilidade dos grandes veículos às razões que levam à disseminação de notícias falsas.
"As marcas não podem desprezar as estratégias de PR, que são tão ou mais importantes que a mídia tradicional, pois ajudam a criar elementos estruturados que visam eliminar a disseminação de fake news sobre a empresa.", salientou Gnypek.
No debate "A Mídia do Século XXI", a diretora de Marketing do Grupo Petrópolis, Eliana Cassandre, e o presidente da Abap e Dentsu Group, Mário D'Andrea, falaram sobre o atual momento da relação entre as marcas, as agências e os consumidores.
"Quem trabalha com mídia hoje tem que ser um profissional de humanas que entenda de comportamento humano, quase um antropólogo. Os dados são importantes, mas saber interpretá-los de olho nas demandas do consumidor, é fundamental.", afirmou D'Andrea.
Em "Criativos X Influencers", o presidente do Lide Comunicação, Marcos Quintela, contou como é a gestão das redes sociais de sua filha, a atriz e influenciadora mirim Pietra Quintela, de dez anos de idade. "A mãe dela publica 95% do conteúdo produzido. A própria Pietra lê todos os comentários que escrevem para ela, baseando-se na educação que tem: mostramos o que é certo ou errado, bom ou ruim. Desenvolver essa consciência sobre o poder de influência é muito importante, especialmente para uma criança.", disse Quintela.
Essência ou aparência?
Tendo como tema central "Diversificar: como ir além", o Fórum apresentou dois painéis sobre diversidade em suas variadas formas. Em "Diversidade de Gerações", o CEO do Grupo Ogilvy no Brasil, Luiz Fernando Musa, a diretora de Marketing da Heineken Brasil, Vanessa Brandão, e a head de Marketing do SBT, Priscila Stoliar, revelaram como agências, empresas e veículos de comunicação têm lidado com a questão.
"Do que adianta falar de diversidade se não existe empatia? A partir do momento em que você aprende que não existe consenso, não existe empatia.", provocou Musa, destacando que é preciso saber se conectar com o outro. "A gente sempre busca trazer um pensamento inovador, enxergando oportunidade onde ninguém vê.", afirmou Vanessa, ressaltando que, embora a Heineken tenha foco em um público jovem e conectado, não descarta os demais segmentos.
No painel "Diversidade: Discurso ou negócios?", Hugo Rodrigues, CEO e chairman da WMcCann, Mônica Gregori, diretora de Marketing e Comunicação da Jequiti Cosméticos, e Paulo Secches, da Officina Sophia Conhecimento Aplicado, debateram até que ponto o discurso de diversidade das marcas é conveniência ou convicção.
Para Rodrigues, não basta falar, é preciso colocar em prática. "Temos que pensar em cotas como forma de acesso e fazer a diversidade acontecer de forma real." Mônica citou que "A diversidade está ajudando a sociedade a evoluir, seja por conveniência ou convicção.", acrescentando que, no caso da Jequiti, é uma qualidade inerente à empresa.
Ao apresentar, pela primeira vez, os resultados de uma pesquisa especialmente desenvolvida para o Fórum de Marketing Empresarial sobre a diversidade e os impactos de incluir essa discussão em campanhas e na comunicação publicitária, Secches observou que a percepção do público quanto ao perfil adotado pelas marcas em defesa da diversidade é cética. "Não basta 'parecer ser', tem que 'ser'. Se a marca pretende construir e assumir um propósito e uma diversidade, tem que fazer isso com autenticidade", concluiu.
Prêmio Lide de Marketing Empresarial e Homenagens
Na noite de sábado, o Prêmio Lide de Marketing Empresarial reconheceu as empresas e marcas que se destacaram no setor, em categorias diversas, como Marketing do Bem (Johnson & Johnson, Reserva e Agência Filadelfia – Filadelfia Comunicação); Marketing de Conteúdo (Endemol Shine Brasil, Jequiti Cosméticos e P&G); em Marketing Esportivo (Kimberly-Clark, Semp TCL e BR Sports); Marketing de Inovação (GOL Linhas Aéreas Inteligente, Samsung e Olympikus); Marketing Institucional (Nestlé, Heineken Brasil e Vivo); Marketing de Produto (LG, Piracanjuba – Laticínios Bela Vista e Pepsico); Marketing Promocional (General Motors, UOL Pag Seguro e Renault); Marketing de Varejo (GPA, Eletro e China in Box) e Empresa de Marketing Empresarial do Ano (Santander). O homenageado especial foi o CEO do Grupo ABC, Guga Valente.
"O evento foi um sucesso. Conseguimos reunir uma parcela importante dos profissionais de comunicação e marketing das grandes empresas, veículos e agências brasileiros, promovendo discussões importantes, interações que podem gerar novos negócios e contribuindo para o desenvolvimento de boas práticas para o setor.", avalia Celia Pompeia, vice-presidente executiva do Grupo Doria.
O nono Fórum de Marketing Empresarial contou com o apoio institucional da Editora Referência. Participação especial: Front 360, Grupo ABC, Grupo Jereissati, Hands, Rede Record e SBT. Participação: Clear Channel, Greenk e Selmi. Colaboraram Aliansce, Arizona, Athié Wohnrath, Cine, Eletromídia, Gallery, Lua Propaganda,Otima, Outbrain e Raccoon.
Mídia partners: 29 Horas, Band News FM, Editora Três, Estadão, Flix Media, Kallas Mídia OOH, Rádio Nova Brasil FM, Kallas Mídia, Rádio Alpha FM, Newswire, Rádio Band AM, Rádio Jovem Pan e UOL.
Cooxupé, Eccaplan, Formag's, Grey, Grupo do Bem, Grupo CDI, Mend, Move To Go, RCE Digital, Roberto Riscala e UPS foram fornecedores oficiais.