Quem disse que para cair na folia não é necessário ter estratégia? Segundo aquele antigo ditado popular, a publicidade é a alma do negócio.
E, para alcançar o posto de “Maior espetáculo da Terra”, é preciso criatividade, inovação, tecnologia, ousadia, mas também organização e muita, mas muita, comunicação.
No mundo das escolas de samba não é diferente. Para elas, conquistar o campeonato não é só receber nota dez em todos os quesitos.
É levantar a torcida, encher a quadra e o sambódromo, enfim, é estar no coração das pessoas. Isso feito se torna muito mais fácil conseguir o patrocínio necessário para fazer um carnaval inesquecível, além de movimentar os ensaios e shows na quadra.
É por isso que o investimento na comunicação e marketing se tornou fundamental para as agremiações. Além de trabalhar a imagem da sua marca em todos os aspectos, também é um grande ativador das marcas patrocinadoras. Atualmente, a grande questão é: Como a comunicação pode ajudar uma escola de samba a conquistar um lugar no mercado?
A Unidos da Tijuca é a prova de que os investimentos em publicidade, feitos pelas escolas, dão resultados.
Desde que percebeu a importância da comunicação e do marketing no seu dia a dia, a agremiação tem investido nesta área. É fácil encontrar pelas ruas do Rio de Janeiro, assim como nas redes sociais, campanhas espalhadas em busdoor, outdoor e mídia impressa para divulgar seu enredo, ensaios e eventos.
“Além disso, a escola prima pela qualidade na apresentação de seus espaços, ou seja, quadra, camarote e barracão são impecavelmente cuidados e decorados. A Fluxxo cuida de todo o visual e conceito para que esta divulgação torne-se real. Cuidamos desde o lançamento do enredo, incluindo a arte de alegorias, brindes até a campanha de aluguel da quadra para eventos externos, passando pela decoração da quadra, camarote e do barracão”, afirma Patrícia Barreto, sócia e diretora da agência.
A Escola e a Fluxxo foram pioneiros nessa estratégia: pensar a Unidos da Tijuca como uma marca e o público como seu consumidor final, utilizando todas as ferramentas que a comunicação pode oferecer. Resultado: dois campeonatos e um vice, além de alcançar o posto de “Número 1” do Carnaval.
Paulo Barros concorda. Inovador e ousado, o carnavalesco afirma que a agência levou a Unidos da Tijuca muito além das fronteiras delimitadas antigamente. “Isso é fundamental porque nos traz reconhecimento, resposta e visibilidade que nós precisamos para exercer a nossa função, que vai muito além da grande festa, mas que também é levar cultura e divertimento às pessoas. E a propaganda é essencial neste processo”, garante.
Do Esquecimento à Vitória
Quando assumiu a comunicação da Unidos da Tijuca em meados 2009, a Fluxxo se viu diante de um grande desafio: tirar a escola de uma lacuna de mais de 70 anos de esquecimento e torná-la campeã.
O processo dura o ano todo, a partir da criação do enredo, desenvolvimento da logo, arte, pesquisa para as alegorias, divulgação em mídia espontânea, campanhas para ensaios na quadra, escolha do samba e rainha de bateria, decoração, brindes.
“Participamos da realização do Carnaval propriamente dito, estimulamos o público a participar, gerando uma grande expectativa para o Carnaval”, afirma André Serro, diretor de Criação da Fluxxo.
Para Serro, quando a escola se faz presente na mídia, seja na impressa, exterior ou eletrônica, o público cria uma empatia por ela e faz com que se interesse em ver o resultado final na avenida, vibrando e torcendo junto. “
“Em 2010, nosso primeiro Carnaval, quando a Unidos entrou na avenida todos já sabiam cantar o samba-enredo e torciam para ver o que o Mago Paulo Barros havia preparado por trás de todo aquele mistério que se fez ao longo do ano. A procura por fantasias aumentou em 32% e esgotaram semanas antes do carnaval”, ressalta.
Em 2011, com o tema “Esta Noite Levarei Sua Alma”, a fórmula também deu certo. A Unidos da Tijuca e a Fluxxo conseguiram o vice-campeonato.
E, no último campeonato conquistado, em 2012 – “O Dia Em Que Toda A Realeza Desembarcou Na Avenida Para Coroar O Rei Luiz Do Sertão” –, a agência se destacou com o carro abre-alas, bem como toda a sinalização de aeroporto e local, jegue-táxi e muito mais.
“Esse diferencial fez com que outras agremiações corressem atrás desta visibilidade que a comunicação e publicidade podem dar. Hoje, já podemos ver, em menor escala, propaganda de outras escolas”, finaliza Serro.