Volkswagen na Comunidade” promove o engajamento social na empresa, com os colaboradores indicando projetos nos quais atuam voluntariamente 927.089 vidas transformadas com a entrega de R$ 3,52 milhões, em 96 prêmios, a entidades que puderam viabilizar seus projetos sociais. Esses são números do concurso “Volkswagen na Comunidade”, da Fundação Volkswagen, que está com inscrições abertas para a edição 2018 por meio do site (www.vwnacomunidade.com.br), até 2 de abril.
Em 10 anos, o concurso já proporcionou nutrição adequada a bebês, capacitou jovens e adultos para o mercado de trabalho, moveu crianças e adolescentes por meio do conhecimento (educação, cultura e esportes), acolheu dependentes químicos e pacientes de câncer, entre outras histórias emocionantes.
Nesta 11ª edição, serão 11 entidades premiadas com R$ 40 mil cada, para investir no projeto social inscrito. Dez projetos sociais serão inéditos (sendo nove inscritos por colaboradores da Volkswagen do Brasil/Volkswagen Serviços Financeiros e um por colaboradores da MAN Latin America, do Grupo VW). O 11º é o “Prêmio de Sustentabilidade”, entregue à entidade já premiada no concurso “Volkswagen na Comunidade 2017” que melhor aplicou os recursos durante o ano.
“O concurso ‘Volkswagen na Comunidade’ também incentiva a cidadania e a conscientização entre os nossos colaboradores, pois são eles que indicam os projetos sociais nos quais já atuam voluntariamente ou com os quais estão engajados”, afirma o Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Volkswagen e Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen Região América do Sul e Brasil, Marcellus Puig.
“Temos percebido um engajamento crescente dos nossos colaboradores com o concurso ‘Volkswagen na Comunidade’. A edição 2017 teve recorde absoluto, com 1.259 projetos inscritos, um aumento de 59,4% em relação a 2016. Estamos incentivando nosso time a participar ainda mais intensamente. O ato de inscrever projetos é uma grande oportunidade de gerar transformação social!”, afirmou a superintendente da Fundação Volkswagen e diretora de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Daniela Demôro.
Mobilidade e curso de gestão
Esta edição do concurso “Volkswagen na Comunidade” conta com um novo critério de avaliação. Terão mais chances de vencer, os projetos que incluem o tema “Mobilidade/Movimento”. Pode ser tanto a mobilidade física (como acessibilidade de espaços, por exemplo), como a mobilidade conceitual (considerando todo tipo de ‘movimento/transformação’ proporcionado aos beneficiários diretos, seja social, cultural, de acesso à saúde, educação, segurança, lazer, bem-estar etc).
Entidades vencedoras e também as finalistas ainda ganham um Curso de Gestão de Projetos Sociais à distância com certificação internacional. O curso tem 20 horas de duração e apresenta ferramentas práticas para a gestão de projetos sociais, trabalhando temas como mensuração de impacto, desenvolvimento humano e qualidade de vida.