Representante oficial do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, o Estadão comunica o anúncio das finalistas do programa See It Be It 2020-2021.
O Cannes Lions selecionou 15 mulheres aspirantes de todo o mundo para participar do projeto exclusivo de aceleração de talentos, que será executado como um programa virtual de aprendizado e orientação em 2020.
A iniciativa voltará ao Festival em 2021. A brasileira Leticia Rodrigues, diretora de Arte Sênior da Wunderman Thompson, está entre as selecionadas.
O See It Be It, em parceria com a plataforma de streaming de áudio mais popular do mundo, o Spotify, é uma iniciativa do Cannes Lions com o objetivo de obter uma representação igual de gênero de diretores e líderes criativos em todo o setor global. Em 2020, recebeu um número recorde de 797 inscrições de 70 países.
O programa foi desenvolvido para acelerar a carreira de mulheres em cargos criativos seniores e as 15 participantes selecionadas recebem uma experiência VIP Cannes Lions. Isso inclui um passe de cortesia, acomodação e viagem para participar do Festival em 2021.
O programa, com curadoria, inclui sessões individuais de mentoria, eventos de networking, masterclasses e workshops, além de acesso a alguns dos líderes mais influentes do setor.
Como parceiro oficial do See It Be It, o Spotify permite que o programa ganhe vida por meio de iniciativas selecionadas e uma série de eventos durante todo o ano.
“Apoiaremos nossa comunidade See It Be It nas próximas semanas e meses, por meio de novos e empolgantes eventos virtuais, o LIONS Live e o Festival em junho de 2021. See It Be It é uma iniciativa instrumental na resposta do Cannes Lions ao desequilíbrio de gênero existente na comunidade criativa global. A comunidade evoluiu para um movimento global de mulheres e o impacto do programa atingiu muito além da semana do Festival.”, disse Louise Benson, Diretora do Festival e VP de eventos do Cannes Lions.
O tema do programa See It Be It de 2020 a 2021 é Liderança Feminina. Swati Bhattacharya, executiva-chefe de criação da FCBUlka e embaixadora do See It Be It 2020, comenta sobre a escolha do tema: “As mulheres são muito criativas, tanto advogadas do diabo como leitoras intangíveis, e é essa diversidade de perspectivas que oferece benefícios ao contar histórias. A liderança feminina usa o instinto feminino para nutrir uma organização ou um departamento, como uma mãe leoa. Quando as mulheres suprimem o instinto feminino, é como se fosse um hara-kiri criativo.”
Dawn Ostroff, diretora de conteúdo e publicidade da Spotify e mentora do See It Be It, acrescenta: “Mudar a conversa sobre igualdade no local de trabalho exige que apoiemos e orientemos um ao outro em todas as fases de nossas carreiras.
A orientação é uma missão que devemos assumir todos os dias e é algo que desempenhou um papel vital durante todo o meu tempo no setor. Estamos orgulhosos de fazer parceria com o See It Be It de Cannes Lions para garantir que essa incrível experiência seja oferecida às líderes criativas do sexo feminino por meio de uma plataforma virtual e que nossos esforços continuem a educar e capacitar outras pessoas”.
As 15 finalistas são:
- Geetanjali Jaiswal, Diretora de Criação independente, Índia
- Roxana Nita, Diretora de Criação de grupo, Cheil, Romênia
- Andrea Auz, Diretora de Criação, Paper, Equador
- Leticia Rodrigues, Diretora de Arte Sênior, Wunderman Thompson, Brasil
- Javiera Wuth, Redatora Sênior, McCann, Chile
- Ana Carolina Gomez Guzman, Diretora de Mídia Docial, Together W/, México
- Rosa Guerrero Cabral, Supervisora de Criação, Publicis Dominicana, República Dominicana
- Lauren Ferreira, Diretora de Criação, Droga5, EUA
- Tescia Deák, Diretora de Criação, Grey West, EUA
- Mica Gallino, Diretora de Criação, JOAN Creative, EYA
- Ellen Fromm, Redatora Sênior, Colenso BBDO, Nova Zelândia
- Rachel Chew, Chefe de Criação de grupo, BLKJ, Cingapura
- Allie Steel, Redatora Sênior, M&C Saatchi, Austrália
- Denise Tee, Diretora de Criação, Wunderman Thompson, Hong Kong
- Nedal Ahmed, Escritora Sênior, 72andSunny Amsterdam, Países Baixos
As selecionadas já participaram de uma orientação com a Invisible Creatives, plataforma de talentos que apoia o talento criativo sub representado criado por Senta Slingerland, fundadora da See It Be It e Maddy Kramer, diretora de Arte da ACD, que participou da inauguração do programa em 2014.
Oferecendo um banco de dados de talentos, quadro de empregos e orientação, a iniciativa Mentor-at-Home tem como objetivo tornar a orientação mais acessível. Trata-se de um evento on-line, no qual cinco candidatas são combinadas com cinco mentores.
Louise Benson, diretora do Festival e vice-presidente de eventos do Cannes Lions, acrescenta: “Muitos de nossos ex alunos subiram a escada profissional e promoveram mudanças em suas organizações, países e regiões. É muito empolgante dar as boas-vindas às nossas 15 mulheres criativas extremamente talentosas na comunidade See It Be It e ver seus futuros caminhos se desenrolarem.”
Até o momento, mais de 100 mulheres passaram pelo programa. Muitos ex alunos ocuparam cargos de liderança, ganharam prêmios Lions e estiveram presentes nos júris de Cannes. Para cultivar uma comunidade e uma rede global de apoio e aprendizado, a série de eventos See It Be It alcançou mais de 4 mil mulheres em países como EUA, Canadá, Cingapura, Nigéria, Bulgária, Reino Unido, Austrália e Paquistão.
O programa é liderado pela embaixadora, Swati Bhattacharya, e tem Madonna Badger, CCO e fundadora da Badger & Winters, como presidente.