Experiência de Marca

Confira dicas sobre compartilhar conteúdo do seu evento

Compartilhar o conteúdo de seu evento com os participantes é uma tarefa que os organizadores devem olhar com tanta atenção quanto a realização do <em>check-in</em> ou o <em>coffee-break</em> a ser oferecido.

Por Vinicius Aguiari 

Compartilhar o conteúdo de seu evento com os participantes é uma tarefa que os organizadores devem olhar com tanta atenção quanto a realização do check-in ou o coffee-break a ser oferecido.

Antes, durante e após o evento é importante que os participantes tenham acesso às informações gerais, as apresentações dos palestrantes, materiais institucionais e de divulgação, campanhas, vídeo etc.

compartilhe-conteudo-eventioz

Mas como fazer isso considerando tantas possibilidades?

Vamos ver algumas delas a seguir:

Blogs

Na fase de pré-evento, é interessante manter um blog ou uma seção no site onde o público possa buscar informações sobre o evento, programação, agenda, formas de acesso, parcerias e outras novidades.

Uma das plataformas mais populares da atualidade para blogs é o WordPress, que além de oferecer uma boa ferramenta, costuma performar bem nos mecanismos de busca, como o Google.

Outra alternativa é o Blogger, do Google, que já foi mais popular do que o concorrente, mas perdeu espaço nos últimos anos. Apesar de ser mais simples de usar, o Blogger fica atrás no quesito ferramentas.

Outra alternativa é o Tumblr, do Yahoo!. Mais simples de usar, a plataforma opta por uma interface clean e minimalista. Pode parecer mais limpo e elegante em alguns casos, entretanto, ele não performa tão bem nos serviços de busca.

Streaming de Vídeo

Realizar o streaming de vídeo do seu evento é uma boa forma de atingir não participantes e despertar o desejo para uma próxima edição. Claro que ao mesmo tempo você compartilha a experiência com alguém que não ajudou a financiá-la. Neste caso, é preciso medir os prós e contras.

Uma boa alternativa para organizadores que pretendem realizar o streaming de seus eventos é o Livestream. Segundo dados do próprio serviço, 300 mil organizadores utilizam o serviço a cada mês. Ele opera com quatro planos diferentes, que vão do gratuito até US$ 999.

Na mesma linha, o Ustream também trabalha com quatro planos, mas tem como diferencial a possibilidade de poder customizar um pacote. Uma terceira opção, o Justin.tv divide seus vídeos em editorias como notícias, rádio, entretenimento, animais, esportes etc.

Apresentações

Caso seus palestrantes não tenham restrições, pode ser interessante disponibilizar suas apresentações para serem revistas pelos participantes após o evento.

A ferramenta mais popular para o compartilhamento de apresentações da atualidade é o SlideShare, que se tornou referência e fonte de milhares de arquivos.

Caso você queira oferecer o conteúdo mas não quer deixá-lo público, é possível compartilhá-lo com grupos restritos e controlar o acesso. Entretanto, a funcionalidade está disponível apenas para usuários assinantes do serviço.

Outra alternativa é o SpeakerDeck que, apesar de ser menos popular do que o primeiro, possui uma interface mais limpa, que deixa o usuário mais focado na leitura da apresentação.

PDFs

Caso seu evento gere publicações como revistas, livretos, e-books etc., a alternativa pode ser o Scribd, que permite o upload de arquivos PDFs ou TXTs para o compartilhamento.

Uma das vantagens da plataforma é que ela permite transformar seu arquivo em uma página HTML5. Na sequência, é possível incorporar o conteúdo dentro de um outro site, por exemplo.

Outras alternativas são o DocStoc, que tem como foco o compartilhamento de pesquisas e documentos profissionais, e o Edocr, que promete trocar o seu conteúdo por leads para o seu negócio.

No atual cenário da web, compartilhar conteúdo é fundamental para gerar consciência de marca e estar em contato com o seu público. Portanto, aproveite as plataformas para se comunicar e ser lembrado.

Vinicius Aguiari é City Marketing Manager da Eventioz, empresa que oferece soluções de credenciamento e ingressos on-line.