Vem de Nova York uma nova rede social, específica para os ciclistas. Com o objetivo de compartilhar dicas sobre os seus itinerários, onde há bicicletas disponíveis para andar e devolver e, ainda, estatísticas de desempenho, a app Social Bicycles combina a tecnologia sem fio com uma plataforma de aluguel de bicicletas.
Ao invés de ser bloqueada por bicicletários, as Social Bikes são travadas com cadeados na sua estrutura e GPS. Os ciclistas podem encontrá-las por intermédio de um navegador na app.
Além de ser baixada no smartphone, a app também está nas próprias bicicletas. Quando precisa encontrar um bicicletário ou estacionar, o utilizador verifica nos arredores a disponibilidade por meio da app. Em seguida recebe uma senha de quatro dígitos temporária para poder utilizar ou devolver a bicicleta.
Disponível na App Store da Apple e no Google Play, a app permite trocar mensagens entre amigos, verificar o número de calorias queimadas, quais as ciclovias mais usadas, os quilômetros percorridos, redução de pegadas de carbono e o dinheiro economizado em comparação ao uso do carro. A app está disponível em vários idiomas.
Idealizada por Ryan Rzepecki e Nick Foley o programa já está disponível também em várias cidades norte-americanas e deve começar neste verão a operar também em Long Beach.