O Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece entre os dias 30 de outubro e 09 de novembro, no Anhembi, é a oportunidade do público brasileiro conhecer grandes novidades e lançamentos mundiais do ano em um único local.
“O Salão do Automóvel causa uma experiência ao visitante que mexe com os cinco sentidos. Aqui, mais do que ver o carro dos seus sonhos, o visitante se vê nele. O Salão do Automóvel proporciona diversas sensações ao público.”, explica Paulo Octávio Pereira de Almeida, vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do salão.
Foto: Reprodução/Google.
A feira de negócios desse ano traz 500 veículos, desse total, 150 serão lançamentos, de 41 marcas. No total, serão 84 expositores de 11 países, além de test-drive, shows, competições com pilotos da Stock Car e premiações que levam ao público a dar uma volta de Ferrari.
“Oferecemos mais de 100 horas de programação para o público, resultado de um investimento de mais de R$ 26 milhões na organização do evento”, calcula Paulo Octávio.
O Salão do Automóvel de São Paulo também ganhou 20% para sua área de exposição de montadoras, e deve atrair 750 mil visitantes.
Em comparação aos grandes eventos automotivos mundiais, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo figura entre os mais relevantes do mundo, junto com as edições de Frankfurt, Paris, Genebra e Detroit.
Salão do Automóvel x Turismo
O Salão do Automóvel de São Paulo é um dos maiores eventos turísticos da cidade, e que deve movimentar este ano R$ 280 milhões em São Paulo. Os turistas representam cerca de 32,5% dos visitantes, ficam na cidade 2,5 dias e gastam um ticket médio de R$986 por pessoa, de acordo com a SPTuris.
Aliás, engana-se quem acredita que público fiel do Salão Internacional do Automóvel seja composto exclusivamente de homens. A mesma pesquisa da SPTuris identificou que houve um aumentou de 16% na visitação feminina, entre 2010 e 2012.
Em 2014, pela primeira vez, as mulheres no evento devem bater a marca de 200 mil. Esses dados ajudam a traçar o cenário comportamental de visitação do evento que, com sua exposição de lançamentos, mais do que atrair apaixonados por automobilismo, é hoje um importante espaço democrático da família, onde as marcas fazem pesquisas, conversam com o público, apresentam suas inovações.