Experiência de Marca

Conheça o processo criativo de uma marca multissensorial

Confira o vídeo produzido pela agência Tátil para mostrar ao público como foi todo o processo de criação da Marca Paralímpica Rio 2016.

A Tátil, agência que criou a marca do Jogos Olímpicos Rio 2016, lançada durante o Réveillon 2011 na Praia de Copacabana, foi convidada pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) para fazer também os símbolo dos Jogos Paralímpicos, cujo lançamento aconteceu no dia 26 de novembro de 2011, no dia da inauguração da Árvore de Natal da Lagoa.

O processo de criação da Marca Paralímpica Rio 2016 foi desenvolvida por todos da equipe da Tátil, de forma coletiva, com paixão e transformação. Inspirada no design universal, imaginaram uma marca que pudesse ser experimentada com todos os sentidos.

Durante a festa de lançamento, Ádria dos Santos, a maior medalhista paralímpica brasileira, mesmo sem enxergar, “sentiu” a marca e reviveu toda a emoção da sua carreira, em um momento de muita emoção para todos os que estavam presentes no evento.

Ao lado de Daniel Dias e Clodoaldo Silva, Ádria dos Santos se emocionou na cerimônia de lançamento da marca.

Marca Paralímpica Rio 2016

A marca dos Jogos Paraolímpicos de 2016 foi lançada em novembro juntamente com a inauguração da árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Minutos antes da inauguração da árvore, em meio ao palco da festa, surgiu a escultura-logo dos Jogos Paraolímpicos. A escultura segue o mesmo esquema da marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016, escultural e em 3D, mas com um diferencial: ela é multissensorial, para que todos possam interagir com ela.

Para Fred Gelli, um dos criadores da marca e diretor da agência Tátil, a mensagem da marca é de que por dentro todos somos iguais. “Para que pudéssemos materializar a alma, usamos símbolos universais que aproximassem as pessoas: o espiral simboliza a superação, o infinito representa a energia traduzida na garra, e o coração é o centro vital de todo ser humano. Olhando de cima, você enxerga um coração em forma de espiral e infinito. É um coração que pulsa e vibra com cada atleta e com cada conquista”, afirmou Gilles.

Confira abaixo o vídeo produzido pela agência para mostrar ao público como foi todo o processo de criação da marca. Confira: