A Apple realizou um evento na terça-feira (09/09) em Cupertino (CA) para divulgar seus novos produtos. Com início pontual às 14h (horário de Brasília), a marca lançou duas versões do iPhone 6 e outros gadgets como o Apple Watch e o Apple Pay.
O CEO da marca subiu ao palco às 14h e já apresentou os novos modelos do iPhone: iPhone 6 e iPhone 6 Plus. Os novos smartphones possuem um design arredondado, como anunciado em rumores nos últimos dias, com o chip A8, 64-bit, sendo até 84x mais rápido que o modelo original da marca.
Fotos: Tecmundo.
A diferença entre os dois modelos é o tamanho: a tela do iPhone 6 tem 4.7 polegadas com 1334×750 pixels de resolução e a do iPhone 6 Plus tem 5.5 polegadas com 1920×1080 pixels. O modelo Plus possui tecnologia Full HD, o que acrescenta 185% de pixels em comparação ao iPhone 5S.
O iPhone menor tem 6,9 milímetros de espessura, enquanto o maior 7,1 milímetros, ambos mais finos que a geração anterior. Quanto ao design, a frente do novo é de vidro e a parte de trás em alumínio e aço inoxidável.
A promessa de aumentar a duração da bateria foi confirmada para esta nova geração: os novos modelos possuem 50 e 80 horas de reprodução de áudio e 11 e 14 horas para reprodução de vídeo.
Outras novidades dos aparelhos são o teclado do iPhone Plus, que agora possui botões de cortar, copiar e colar, e o coprocessador do aparelho, o M8, que é acompanhado de um barômetro que reconhece quando você se movimenta. Esta função pode ser utilizada por aplicativos que utilizam esses dados para medir o desempenho em atividades físicas.
Quanto à fotografia, as câmeras dos aparelhos também receberam atualizações. Os modelos têm resolução de 8MP, possuem um flash com tons naturais, pixels com 1,5 mícrons e abertura de 2.2. Uma nova tecnologia de foco também foi adicionada aos aparelhos, permitindo um foco automático duas vezes mais rápido que o da geração anterior. Outra novidade é que a câmera frontal agora tira fotos em modo sequencial.
O iPhone 6, com contrato de dois anos com uma operadora americana, custará US$ 199, US$ 299 e US$ 399 nas versões 16GB, 64GB e 128GB, respectivamente. O Plus custará US$ 399, US$ 399 e US$ 499 nas versões 16GB, 64GB e 128GB, respectivamente. Os modelos serão comercializados a partir do dia 19 de setembro.
O evento também anunciou o que o iOS 8 será disponibilizado no próximo dia 17 de setembro, para os modelos iPhone 4S, iPhone 5, iPhone 5S, iPod Touch da 5ª geração, iPad 2, iPad com tela de retina, iPad Air, iPad Mini e iPad Mini com tela de retina.
Outro produto a ser lançado foi o Apple Pay, uma forma inteligente de realizar transações financeiras. O serviço paga contas bastando apenas segurar o aparelho próximo a um sensor e utilizando o TouchID. A novidade funciona armazenando suas informações através do aplicativo Passbook.
O relógio da Apple, que era uma novidade aguardada para este evento, também foi lançado. Com tela quadrada, bordas arredondadas e elementos circulares, o novo produto tem até versões em ouro 18k.
Chamado de Apple Watch, o dispositivo possui uma série de recursos, incluindo previsão do tempo e chamadas. Com uma tela de cristal de safira, o aparelho possui um “motor taptico” para fazer o processamento de dados e ainda um alto-falante para ouvir música ou realizar chamadas.
O dispositivo possui proteção contra água e pequenos LEDs que leem batimentos cardíacos, além de poder ser recarregado, sem fio, por indução. O aparelho vem com uma versão atualizada da assistente Siri e ainda com sensores de vibração que avisam quando uma mensagem chega, ou indicam a direção quando utilizado o Maps da Apple. O relógio, em dois tamanhos, ainda pode ser personalizado com diversos tipos de pulseiras.
Um dos focos do relógio é a área fitness e esportiva. O aparelho guarda dados de batimentos cardíacos, quanto tempo você passou em pé ou sentado, o consumo de calorias, entre outras funções.
Para funcionar, é claro, o Apple Watch precisa de um iPhone. Ele é compatível com os modelos lançados a partir do iPhone 5. A novidade será comercializada em 2015 com o preço inicial de US$ 349.
O lançamento dos produtos da Apple terminou com um show da banda U2, relembrando as séries de concertos do Festival iTunes. A banda faz uma apresentação ao vivo e em seguida Tim Cook contou que adoraria ouvir um novo álbum do U2. Bono, o vocalista do grupo, revela que o novo álbum da banda chama “Songs of Innocence”.
Tim então brincou sobre disponibilizar o álbum com o simples apertar de um botão. E fez isso. O novo CD da banda, e o mais pessoal, segundo Bono, foi disponibilizado gratuitamente até o dia 13 de outubro para todos os 500 milhões de usuários do iTunes.
O evento terminou com o CEO pedindo para todos os funcionários da Apple ficassem de pé e fossem aplaudidos. “É por causa de vocês que conseguimos fazer isso tudo.”, destacou Cook.
Fonte: Tecmundo.