Esta semana MMOnline mostrou pesquisa realizada pela consultoria Deloitte, intitulada “As Relações de Consumo na Era do Comércio On-line”. O estudo contou com a participação de 109 empresas, de diferentes portes e segmentos, que atuam no País. Seus representantes responderam à pesquisa entre 20/08 e 08/09.
De acordo com o levantamento, as empresas analisadas consideram as relações on-line um meio eficiente para a promoção de suas vendas – a internet é apontada por quase 70% das empresas da amostra e o celular, por 22%. Apenas 2% dos respondentes acreditam que o consumidor compra o produto e/ou serviço por impulso, sem análise criteriosa. Para 50% dos entrevistados, os potenciais compradores buscam, principalmente, obter melhores condições de compra ao utilizar a rede.
Mais de 40% da empresas respondentes acreditam que o seu público utiliza a internet para visualizar melhor as características e tomar conhecimento dos produtos e/ou serviços. No entanto, percebem que as pessoas e as empresas, na maioria das vezes, acabam por efetuar ou finalizar suas compras em instalações físicas. Das empresas analisadas, 53% utilizam a internet com a finalidade de aumentar ou melhorar o relacionamento com consumidores e clientes.