O consumismo infantil é um problema que há muito tempo preocupa pais, educadores e psicólogos. O governo e institutos não-governamentais estão na luta para preservar as crianças e jovens da influência da publicidade.
No dia 06/06, junto com a programação da Semana do Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente, no Rio de Janeiro, foi relançada a cartilha “Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade”, publicação que faz parte da série Cadernos de Consumo Sustentável, lançada pela primeira vez em novembro de 2012.
Na cartilha, pais e professores recebem dicas de como educar as crianças para o consumo sustentável. Brincadeiras que estimulam a troca e a reflexão (Eu quero ou Eu preciso?) estão entre as dicas.
Seguindo esta linha educativa, foi promovida na Semana da Criança a “Feira de Troca de Brinquedos“, iniciativa do Instituto Alana, que atua na defesa dos direitos da criança, e contou com a adesão de 13 Estados, entre eles: Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
As crianças de hoje já nascem rodeadas de informações e estímulos para o consumo. Os centros de compras, que são utilizados para o lazer das famílias, são um verdadeiro bombardeio de estímulos e tentações. Mas, hoje, os shoppings também podem oferecer um lazer genuíno para as crianças e os pais, podendo fazer com que as crianças interajam com outras e com sua própria família.
Como os shoppings são considerados um momento de lazer para toda a família, na Semana da Criança vário centros de compras desenvolveram várias ações em que pais e filhos podem comemorar juntos o Dia das Crianças, que podem ser mais recompensadores que um presente. Confira:
O Pátio Brasil Shopping, em Brasília (DF), investiu nas peças de teatro infantil para entreter a garotada. A Cia Néia e Nando sobe ao palco (12 e 13/10), para apresentar duas peças baseadas nos personagens do seriado de TV Monster High. Todas as atrações são gratuitas.
O Carioca Shopping aposta em oficinas gratuitas, nos dias 12 e 13/10. No evento, as crianças aprenderão técnicas para customizar garrafinhas de areia, sacolas ecológicas, minipranchas de surf e roupinhas de boneca de papel, com temáticas relacionadas ao Rio de Janeiro.
Já o Caxias Shopping aposta em uma “Oficina de Doces e Cupcakes”, no dia 12/10.
Palhaços e mágico fazem parte do Dia das Crianças do Center Shopping Rio. É o momento ideal para que os pequenos conheçam um pouco do mundo da diversão que seus pais, com certeza, curtiram muito quando na idade deles.
Até 14/10, os clientes poderão se divertir gratuitamente em um espaço temático infantil com cenografia que reproduz a Vila dos Smurfs, reunindo casas, ponte, playground e muita diversão no Grand Plaza Shopping.
Na ação de marketing promocional para os pequenos no Shopping Granja Vianna foi montado um circuito de arvorismo com mais de seis metros de altura, bungee trampolim, onde as crianças podem treinar pulos e uma minirrampa de skate da Star Point & Element, para manobras radicais.
Até o dia 15/10, os clientes do Plaza Shopping, em Niterói, poderão se divertir com as atividades infantis inspiradas no filme ”Tá chovendo hambúrguer 2?, em evento inédito instalado na Praça de Eventos do mall.
Marketing Sustentável
Para comemorar o Dia das Crianças de uma forma mais sustentável, as marcas não se ativeram apenas a brindes e espaços para diversão. Elas aproveitam a data para mostrar aos pequenos a importância de se cuidar também do próximo.
Em uma ação promovida pela rede de cinemas Cinesystem, 70 crianças atendidas pela instituição Lar Fabiano de Cristo, de Florianópolis, tiveram uma sessão completa na manhã do dia 09/10, com direito à pipoca e refrigerante.
Um livro ou brinquedo que está guardado em casa sem usar pode ganhar “vida” nas mãos de uma criança. O World Trade Center São Paulo – WTC-SP realizou a campanha “Brincar Faz Bem” para arrecadar esses objetos
Interessados em doar roupas, brinquedos e leite às crianças carentes têm até o dia 24/10 para levar suas contribuições ao Shopping Center 3, das 10h às 22h, e depositá-las em um colorido trenzinho, montado próximo à Praça de Alimentação.Center 3 quer doações com amor.
O importante é que ninguém esqueça que Dia das Crianças tem de ser comemorado o ano inteiro, e, que além de brinquedos e diversão, o amor ainda é o mais importante.
Feliz Dia das Crianças!