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Copa 14: estrutura para o sorteio na reta final

A tenda, levantada em 90 dias exclusivamente para o sorteio, tem nove mil metros quadrados, e no dia 06/12, receberá 1.500 convidados da Fifa e dois mil jornalistas - no dia seguinte a estrutura já começará a ser desmontada.

Considerado o maior evento pré-Copa do Mundo, o sorteio dos grupos custará R$ 26,4 milhões, dos quais R$ 20 milhões serão pagos pela Fifa e o restante pelo governo do Estado da Bahia.

À Fifa caberá cobrir os gastos de cobertura televisiva, apresentação de artistas, infraestrutura tecnológica, segurança privada e cenografia. Em 2009, na Cidade do Cabo, na África do Sul, a entidade anunciou que gastou US$ 6,1 milhões (R$ 14,3 milhões em valores de hoje).

O Governo Estadual desembolsou R$ 6,4 milhões para montar uma tenda dentro do complexo hoteleiro da Costa do Sauípe para a realização do sorteio, além de mais dois espaços provisórios de apoio à equipe de produção.

A tenda, levantada em 90 dias exclusivamente para o sorteio, tem nove mil metros quadrados, e no dia 06/12, receberá 1.500 convidados da Fifa e dois mil jornalistas – no dia seguinte a estrutura já começará a ser desmontada.

A tenda foi construída exclusivamente para o evento (Foto: Divulgação/Secopa Bahia).

Arena Sauípe, área inaugurada em agosto e que custou R$ 14 milhões bancados pelo Previ (Fundo de Pensão dos Funcionários do Banco do Brasil), abriga o centro de mídia. O espaço tem capacidade para receber 3.500 pessoas sentadas e até seis mil em pé, mas não tem estrutura suficiente para o sorteio por ter o teto muito baixo.

Equipamentos

Para a instalação das gruas e equipamentos de transmissão de tevê são necessários pelo menos 14 metros de pé direito, altura da tenda, e estrutura para suportar até 40 toneladas.

A sala de imprensa já está praticamente pronta (Foto: Vanderlei Almeida/AFP Photo).

Ney Campello, secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Bahia, defende os R$ 6,4 milhões gastos na tenda provisória. Para ele, o retorno à imagem do Estado vale o investimento que é feito.

“O nosso objetivo não é lucrar, mas já contratamos uma empresa de estudo para avaliar o impacto do evento em relação à imprensa, economia e ocupação hoteleira. Lembro que o prefeito do Rio disse que o impacto de mídia somente no dia em que a cidade foi escolhida sede dos Jogos Olímpicos, em 2009, foi o equivalente ao investimento de oito anos em comunicação”, declara Campello.

No início, um verdadeiro labirinto (Foto: Divulgação/Secopa Bahia)…
… agora, faltam apenas detalhes (Foto: Vanderlei Almeida/AFP Photo).

Campello também defendeu o “legado tecnológico” da tenda baiana. “Nem mesmo no Carnaval, que é o maior evento de rua do mundo, utilizamos uma tecnologia tão sofisticada como essa”, justificou.

Atrações

O samba “Brasil Pandeiro” e o chorinho “Um a Zero” farão parte da trilha sonora do sorteio. O samba do baiano Assis Valente composto para Carmem Miranda será cantado por Alcione e Emicida. Já Vanessa da Mata e Alexandre Pires cantarão “Um a Zero”, de Pixinguinha.

No final, Margareth Menezes e o grupo Olodum fecharão com clássicos do Carnaval baiano. Antes, a companhia de dança de Déborah Colker fará uma coreografia aos presentes.