Raony Pacheco
O Carnaval passou e agora as empresas podem direcionar suas atenções para novas ações que promoverão mais engajamento dos colaboradores e premiações aos clientes. E o novo alvo para isso é a Copa do Mundo, que começará em junho próximo, na Rússia. Eu conversei como o Raony Pacheco, diretor da RP2 Sport Marketing, empresa do grupo PressTexto Comunicação, especializada em ações de marketing e eventos esportivo para empresas, clubes e atletas.
O Raony me mostrou diversas ações ligadas a Copa, que podem ser executadas no ambiente de trabalho, ou em locais externos e modelados, para motivar os participantes e fomentar o trabalho em equipe nos períodos pré e durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo. O evento é uma oportunidade excelente para os colaboradores e clientes vivenciarem a competição com atividades de incentivo e também a prática do esporte.
Atividades pontuais que remetam ao tema como futebol de botão, campeonato de vídeo game, experiências de chute a gol e até mesmo um álbum de figurinha da equipe de trabalho, estilo Copa, podem servir de modo ativo de vivenciar o clima real da competição. Sem contar o famoso bolão, que pode reunir os colaboradores em disputa em plataformas de integração personalizadas pela empresa. Os vencedores podem ser beneficiados com viagens, camisas de time de futebol e eletrodomésticos. Ele me deu alguns exemplos e dinâmicas:
Todo mundo em campo – Uma atividade que também ganha espaço no período Copa do Mundo é a realização de um campeonato próprio da empresa. O modo tem como característica principal promover aos participantes a experiência viva de um jogador de futebol que foi convocado e disputará a Copa do Mundo.
Cada setor da empresa pode representar uma seleção, que entrará literalmente em campo, com jogos em campos de futebol ou em quadras de futebol society. A estrutura dará aos colaboradores e clientes uniforme personalizado, medalhas aos vencedores, vídeos com gols e fotos das partidas. O protocolo oficial da Copa também é seguido, com entrada oficial dos times e, como diferencial, narração no local.
Isso é o que chamamos de golaço da empresa. A Copa do Mundo da sua empresa pode ser feita em um dia, em um mês, ou, se preferir, em meses antes da Copa. Os participantes vão jogar partidas e poderão levar familiares para torcerem por eles. E isso não tem um custo enorme para a empresa. Dependendo da relação de participantes, o custo por colaborador nem chega a R$ 100,00.
Investimento e organização – É importante para as empresas a boa organização das ações que envolvam a Copa do Mundo. Agradar a todos é a preocupação inicial, e que pode ser sanada com o auxílio de empresas especializada. A parceria na operação ajuda na formatação e planejamento dos custos e infraestrutura.
A empresa especializada em formatar o evento pode verificar com a contratante a melhor forma de promover ações diferentes, com o objetivo de alcançar mais engajamento. Com relação aos custos, isso também pode ser minimizado com o apoio da especializada. No Bolão, por exemplo, uma empresa com 3 mil colaboradores vai gastar menos que R$ 4,00 para investir numa plataforma rápida, com interação e rapidez de informação.
As companhias também podem optar pela formatação de kits com brindes da Copa do Mundo para o público-alvo. Mochilas, copos, chaveiros e demais itens podem integrar o material que servirá de brinde.
Se já está na hora de você planejar ou sugerir ações de engajamento para o próximo mês de Junho, aproveite estas dicas ou procure o Raony.