A Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela, a mais regular competição da vela de oceano paulista, realizada há 23 anos na mais tradicional raia da vela brasileira, tem sua terceira e penúltima etapa neste fim de semana, nos dias 23 e 24 de setembro, e conta com o patrocínio da Mitsubishi Motors.
A marca dos três diamantes é uma das mais tradicionais incentivadoras do esporte à vela no Brasil, e nesta etapa estará presente com um lounge exclusivo, entrega de brindes, além da exposição de um modelo L200 Triton Sport e test-drive de toda a linha de veículos.
– Classe ORC: reúne embarcações projetadas e equipadas para competição e, não por acaso, velejadores mais competitivos e experientes.
– Duas classes “one design”: veleiros são rigorosamente idênticos entre si.
– HPE25: formada por embarcações de 25 pés, cerca de 7,6 m de comprimento
– C30: reúne veleiros um pouco maiores, de 30 pés, aproximadamente 9 m.
– BRA-RGS: regra simplificada na qual competem veleiros e velejadores menos preocupados em performance, mas que têm veleiros mais equipados para o lazer.
E, para contemplar os velejadores que querem conhecer melhor o universo das regatas ou não desejam se enquadrar em classes com regras mais detalhadas, a Copa Mitsubishi recebe, sempre no sábado do segundo final de semana de cada etapa as equipes da Bico de Proa e Duplas.
3ª etapa da Copa Mitsubishi
O Yacht Club de Ilhabela sedia as quatro etapas do Circuito Ilhabela de Vela ao longo de todo o ano, o que transforma a Copa Mitsubishi em um campeonato de regularidade.
Mauro Dottori, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela, lembra que além de ser um campeonato com rigor técnico, a Copa Mitsubishi proporciona oportunidade de troca de ideias e convivência entre velejadores e equipes de diferentes níveis durante os eventos em terra.
“Em todas as etapas realizamos ao menos nosso coquetel de boas-vindas, as canoas de cerveja ao final de cada dia de regatas, um final de semana com jantar e um show com bandas ao vivo. Essa atividade social no Yacht Club de Ilhabela propicia a troca de experiências em um ambiente em que respiramos a vela”, destaca.
“A Copa Mitsubishi é um formato de campeonato que permite às equipes evoluírem durante o ano, testar equipamentos, estratégias e até mesmo tripulantes ao longo das quatro etapas. Creio que isso faça com que haja uma constante motivação aos times. Não é porque, eventualmente, alguém foi mal em uma ou duas regatas, que o campeonato está comprometido, como acontece em competições mais curtas. Cada nova etapa é uma nova chance de pontuar melhor”, conclui Carlos Eduardo “Cuca” Sodré, diretor técnico do evento.
Foto: Divulgação