Detentor da mais fiel torcida do futebol brasileiro, o Corinthians, atual campeão mundial de clubes da Federação Internacional de Futebol (Fifa), inova em termos de administração profissional. O Timão vê o seu faturamento e o número de seus aficionados crescerem a cada ano graças, dentre outras coisas, a uma gestão diferenciada.
O Alvinegro do Parque São Jorge foi o primeiro time do mundo a utilizar as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), organização internacional que tem o intuito de desenvolver um padrão para empresas e organizações divulgarem informações econômicas, sociais e ambientais sobre a sua gestão.
O clube divulgou, recentemente, seu quinto relatório de sustentabilidade, relativo ao ano passado, a exemplo do que vem fazendo desde 2008. Os dados dizem respeito a todas as atividades do Corinthians, em especial do Departamento de Futebol, que engloba o Centro de Treinamento do Parque Ecológico.
Conforme o diretor de finanças do Corinthians, Raul Corrêa da Silva, para aplicar as diretrizes exigidas pelo GRI 3.1, o clube contou com o apoio de uma consultoria especializada em comunicação e sustentabilidade. Além disso, foi verificado por uma terceira parte independente, a PwC, sendo que os dados econômico-financeiros foram auditados pela Grant Thornton.
Por mais paradoxal que possa parecer, foi num período de crise que o Alvinegro do Parque São Jorge resolveu tornar público seus gastos e ganhos. Exatamente no fim de 2007, logo após a queda para a Série B do Campeonato Brasileiro.
“Nosso clube saiu na frente fazendo um relatório símbolo de transparência. A base para uma gestão sustentável é a dimensão econômica. Sem ela, não há futuro. Trabalhamos nestes últimos anos fortalecendo a gestão financeira, sem descuidar da dimensão social, exemplificada no fortalecimento do relacionamento com os nossos públicos, principalmente com a torcida”, ressalta Raul Corrêa.
Conforme Raul Corrêa, o relatório é baseado em algumas premissas, respeito à identidade, cultura, diferenças, tradições, valores da nação, envolvimento da torcida com o time e com o clube. O documento foi publicado em português, inglês e espanhol e pode ser conferido no site oficial.
O Corinthians apoia e divulga a Campanha Criança Esperança, da Unicef em parceria com a Rede Globo. O clube divulgou a logo da campanha como patrocínio master da sua camisa em dois jogos do Campeonato Brasileiro.
Nesses dois anos, doou a importância de R$ 40 mil. Crianças atendidas pelo Criança Esperança foram recebidas em uma visita especial do projeto Time do Povo, ocasião em que conheceram a sede social do clube e o seu memorial, além de acompanhar um treino dos jogadores profissionais no Centro de treinamento Joaquim Grava, onde tiveram contato com os atletas e tiraram fotos.
Outra campanha relevante é a Sangue Corinthiano, que promove o Dia de Corintiano Doar Sangue. Segundo os dirigentes do Timão, o objetivo é fidelizar e conscientizar os torcedores pelo Brasil afora sobre a importância da doação de sangue.
A Sangue Corinthiano chegou à sua décima edição em 2012, com números expressivos: já foram 21.097 mil doadores em todo o País, o que representa 84.388 mil vidas salvas. A ação de marketing sustentável também passou a divulgar a importância da doação de medula, incentivando a inscrição e o teste sanguíneo para o banco nacional de medula.
Por ocasião da campanha de 2012, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que “cada doação pode salvar a vida de mais quatro pessoas. Então é muito importante a mobilização na Nação Corintiana”.
O Corinthians começa a se preocupar com seus torcedores antes mesmo de eles nascerem. O projeto “Nasci Fiel” auxilia famílias carentes após o nascimento de seus filhos por meio de doação de kits de produtos para recém-nascidos em maternidades públicas. O clube realizou algumas parcerias para viabilizar o Nascifiel.
As roupinhas, mantas e bolsas fornecidas pela empresa Revodor são feitas em material ecologicamente correto, utilizando algodão de fibra 100% natural, sem qualquer corante ou outras impurezas, o que reduz o risco de alergia no recém-nascido.
O Nascifiel tem parceria com o Ministério da Saúde para divulgar a Campanha de Amamentação, por intermédio da divulgação de material educativo sobre o tema.
Relatório divulgado há duas semanas pela empresa de auditoria e consultoria BDO apontou o Corinthians como a marca mais valiosa do Brasil em 2013. É a quarta vez consecutiva que o Timão lidera esse ranking.
De acordo com o relatório, o valor da marca do Alvinegro ultrapassa o R$ 1 bilhão, sendo o único clube do País a alcançar a cifra bilionária. De 2012 para este ano, houve um crescimento de pouco mais de 10% nesse valor. O Flamengo é o segundo colocado com R$ 855,4 milhões.
Fonte: Fernanda Maia/Diário do Nordeste.