Com número recorde de brasileiros na NBA e a boa campanha da seleção nacional na Copa do Mundo da Espanha, o escritório da liga norte-americana no país espera intensificar ainda mais os negócios.
Arnon de Mello, diretor geral da liga no Brasil, acredita que as boas campanhas do basquete na última Olimpíada, em Londres-2012 (quinto lugar), e na Copa do Mundo da Espanha (sexta posição) irão alavancar ainda mais os negócios da NBA no Brasil.
“A evolução recente da seleção brasileira e a consolidação do NBB – Novo Basquete Brasil, equivalente ao Campeonato Brasileiro masculino de basquete – me fazem acreditar que o basquete pode recuperar uma posição de destaque na preferência do público”, afirmou o executivo.
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Neste ano, o Brasil terá sete atletas na NBA, um recorde. Além de Leandrinho, estão confirmados na próxima temporada Anderson Varejão (Cleveland), Tiago Splitter (San Antonio), Nenê (Washington), Vítor Faverani (Boston), Lucas Bebê e Bruno Caboclo (Toronto). Há ainda a possibilidade de Raulzinho conseguir vaga no Utah.
No dia 11/10, o Cleveland Cavaliers, equipe de Varejão, enfrenta o Miami Heat, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, no segundo jogo de pré-temporada da liga no Brasil. A partida ganhou um atrativo a mais, já que será o primeiro duelo do astro LeBron James contra seu ex-time. Os 14 mil ingressos foram comercializados em dois lotes, em maio e agosto, e se esgotaram em questão de horas.
No mesmo mês, o Flamengo, tricampeão do NBB e vencedor da Liga das Américas-2014, fará três amistosos contra equipes da NBA: Phoenix (dia 08/10), Orlando (15/10) e Memphis (17/10). Será a primeira vez que um clube sul-americano enfrenta um time da NBA em pré-temporada.
Além desses eventos, a NBA tem feito parcerias para buscar a popularização do basquete no Brasil. Entre as iniciativas estão os torneios 3×3, com a presença de astros da liga na divulgação, e a implantação do basquete no contraturno de escolas públicas do Rio e de São Paulo. O foco no país aumentou desde 2012.