Experiência de Marca

Crianças com Síndrome de Down ganham brinquedoteca

Iniciativa do Movimento Down, o projeto é resultado da parceria do Observatório de Favelas e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e conta com o patrocínio dos Correios e da Petrobras, além do apoio institucional da Abrinq.

No dia 21/03 é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Para marcar a data, será inaugurado o Espaço Tô Brincando, uma brinquedoteca totalmente voltada ao atendimento de crianças com deficiência, em especial com Síndrome de Down.

Iniciativa do Movimento Down, o projeto é resultado da parceria do Observatório de Favelas e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e conta com o patrocínio dos Correios e da Petrobras, além do apoio institucional da Abrinq.

O espaço irá funcionar como laboratório de estágio e formação profissional para os alunos da universidade, na prestação de serviço à comunidade (Foto: Rovena Rosa).

O espaço vai funcionar dentro do Instituto de Pediatria e Puericultura Matargão Gesteira (IPPMG), na UFRJ, e terá capacidade para atender cerca de cem crianças entre 0 e 13 anos, gratuitamente.

As crianças vão participar de atividades lúdicas e explorar situações que os estimulem a perceber seu corpo, investigar o meio, imitar, fantasiar, criar, enfrentar desafios, fazer e refazer, construir regras e compartilhar. E os familiares também vão participar do processo.

As crianças poderão participar de várias atividades em grupo (Foto: Rovena Rosa).

O espaço será coordenado pela professora Miryam Pelosy, titular do Curso de Graduação de Terapia Ocupacional da UFRJ, e irá funcionar como laboratório de estágio e formação profissional para os alunos da universidade, na prestação de serviço à comunidade.

O projeto já é reconhecido pela universidade como ação de pesquisa e extensão, e está articulado com o Núcleo de Pesquisa em Tecnologia Assistiva, unidade vinculada ao Núcleo de Referência Nacional de Tecnologia Assistiva – CRNTA.

Segundo dados atuais publicados pela Organização Mundial de Saúde, existem cerca de 110 milhões de jovens e adultos (a partir de 15 anos) com dificuldades significativas de desenvolvimento e 13 milhões de crianças, de 0 a 14 anos, com deficiência.

Os familiares poderão também participar das atividades (Foto: Rovena Rosa).

No que se refere aos números da Síndrome de Down no Brasil, estima-se que ela ocorra em um a cada 600 nascimentos e que decorra de um evento genético natural e universal, em todos os lugares do mundo e em todas as camadas, alcançando aproximadamente 300 mil brasileiros.