Este ano, a companhia aérea da Turquia conduziu um voo especial utilizando a tecnologia de captura de movimento para controlar uma aeronave do solo.
Como a primeira companhia aérea a usar a tecnologia de captura de movimento para um projeto de comunicação, a Turkish Airlines lançou no dia 23 de abril de 2021, um filme com crianças em trajes especiais de captura de movimento e no controle da aeronave.
As últimas novidades do mercado de brand experience estão aqui.
Confira as últimas novidades sobre digital e tecnologia aqui.
As manobras de aviação (roll, pitch, yaw) feitas pelas crianças em movimentos capturados por câmeras infravermelhas em um hangar especialmente equipado, foram então retransmitidas para os pilotos da aeronave, dando, efetivamente, o controle do avião para sete crianças com idades entre 7 e 10 anos.
A-aeronave, um Boeing 777-300 em voo nº TK6946, decolou do aeroporto de Istambul, e sobrevoou um espaço aéreo fechado em um raio de 10 milhas sobre a cidade de Antalya e a uma altitude entre 6.000 e 8.000 pés.
Com os capitães Serpil Köstepen, Cihangir e o “Capitão Kid” no leme, o voo foi baseado nos dados de movimentos capturados por câmeras infravermelhas.
O filme foi gravado com câmeras trabalhando no mesmo espectro de luz das câmeras infravermelhas usadas para a captura dos movimentos.
M. ?lker Ayc?, presidente do Conselho e do Comitê Executivo da Turkish Airlines diz: “O dia 23 de abril, Dia da Soberania Nacional e das Crianças, é um presente do fundador da Turquia Ghazi Mustafa Kemal Atatürk para as crianças do mundo e reflete a importância das crianças para a Turquia. Para comemorar este dia especial, entregamos os controles deste voo especial para nossas crianças. Como a companhia aérea de bandeira nacional desta nação, continuaremos a introduzir tecnologia de ponta na aviação e implantar as mais recentes inovações em nossos produtos e serviços.”
O filme começa com as crianças fazendo as verificações pré-voo da aeronave no hangar e continua com o “Capitão Kid” vestindo a roupa especial que capta seus movimentos e repassa os dados para os pilotos no ar.
Seguindo as manobras que imitam os movimentos do comandante infantil em solo, a aeronave solicita permissão de pouso, terminando com os pilotos encontrando as crianças.
Caso não consiga visualizar, clique aqui.