Ao contrário de suas edições anteriores, quando a venda direta pelos expositores era a principal atração do público, superior a 20 mil pessoas como em 2011, a Feira do Empreendedor Mato Grosso 2013, que começa hoje (12/09), e vai até o dia 14/09, no Centro de Eventos do Pantanal, Cuiabá, terá menor tempo de duração, público-alvo diferente e uma feira de oportunidades com um novo foco.
Segundo a coordenadora do evento, a analista do Sebrae Mato Grosso, Marta Torezan, a edição atual será realizada em três dias e o público-alvo é formado por quem já possui o seu negócio ou pretende montar um.
A principal mudança é mostrar novas oportunidades de negócios (negócios inovadores, sustentáveis, on-line, franquias e representantes e a chamada economia criativa), como forma de motivar a abertura de novas empresas. Nesta edição não será permitida a venda direta, com pronta entrega, de produtos expostos.
“Nosso foco está sendo atender às necessidades dos empresários interessados no conhecimento sobre estratégias e tendências, gestão e liderança e marketing e vendas. Para isso montamos uma programação bem variada, com palestrantes renomados, que vão trazer informações e experiências que podem ser aplicadas na vida das empresas locais”, explica Marta.
Outro ponto reestruturado pela organização foi a otimização do tempo, cada vez mais escasso no cotidiano. “O evento foi reduzido para três dias, com programação entre 15h e 22h, para atrair o público que não pode ficar muito tempo fora de suas atividades”, explicou Marta Torezam.
No Pavilhão das Nações poderão ser encontradas oportunidades de negócios variadas, priorizando negócios inovadores, soluções interativas e sustentáveis, Espaço Google (projeto Conecte o seu Negócio), uma loja varejo conceito (confecções e acessórios), um salão de beleza conceito e praça de alimentação.
A Feira do Empreendedor é uma realização do Sebrae, com patrocínio da Famato/Senar, Fecomércio, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, Sicredi e Sicoob e apoio da Fiemt/Senai, Embaixada da Alemanha, Consulado da Alemanha, Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ), Seplan-MT, UFMT e Facmat.